Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A conferência “Posse e uso da terra: a degradação dos recursos naturais no Baixo Alentejo” é o tema da conferência que a investigadora Maria José Roxo vai dar no dia 30 de Marços, às 21h30, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja.

De entrada livre, a conferência está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo e conta com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja e da Universidade Sénior de Beja.

Este ciclo de conferências pretende ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.

vila do bispo

Nesta conferência, serão abordadas as políticas agrícolas que têm incentivado ao longo do tempo a exploração da terra. A agricultura intensiva praticada no Baixo Alentejo, baseada em monoculturas de sequeiro e de regadio, tem conduzido a uma erosão acelerada do solo e à perda de fertilidade.

A mudança climática e a sobre-exploração dos recursos hídricos têm causado a diminuição da disponibilidade de água, afetando não só a agricultura, mas também os ecossistemas e as comunidades locais. A análise centra-se no caso das Serras de Serpa e de Mértola.

Maria José Roxo é professora catedrática do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS NOVA. É membro da Academia das Ciências de Lisboa.

A entrada é livre e terá transmissão em direto pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de Beja clicando aqui.

 

Sul Informação

 

 



recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Praia fluvial de Monsaraz (2)

Época balnear na praia fluvial de Monsaraz começa este domingo

justica tribunal foto arquivo internet

Tribunal de Évora começa na segunda-feira a julgar homem por homicídio do senhorio

Banco Alimentar do Algarve_Voluntários (2)

Banco Alimentar inicia nova campanha de recolha nos supermercados no fim de semana