CHUA vai desmistificar a Doença de Alzheimer

Sessão vai tentar responder a diversas questões levantadas pela doença

O Alzheimer vai estar em foco numa sessão que vai ter lugar no auditório do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), em Faro, no dia 29 de Março, às 15h30.

A iniciativa “Saúde em Dia: Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer”, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com a Alzheimer Portugal – Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer – Núcleo do Algarve, procurará «analisar as causas e formas de prevenção da doença, abordar o seu impacto no comportamento e na qualidade de vida do doente e família e analisar os recursos atualmente existentes para apoiar estes doentes e cuidadores, de forma a aliviar o impacto da patologia».

Edite Reis, Educadora Social e Coordenadora do Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal,  é a oradora convidada e que «vai desmitificar o problema e esclarecer dúvidas sobre esta patologia, nomeadamente o diagnóstico, a intervenção e os mecanismos de apoio existentes».

De caminho, tentar-se-á responder a mais algumas questões, nomeadamente se «ter Alzheimer é sinónimo de perda de identidade total e de qualidade de vida?», «como prevenir a progressão da doença?», «onde encontrar ajuda para apoiar estes doentes e suas famílias?» e «que tipo de apoios financeiros estão disponíveis para estes doentes?».

«É urgente criar respostas para as pessoas com demência, especialmente quando em Portugal o número de pessoas com estas patologias ultrapassa a tendência europeia, estando previsto que duplique até 2050. São dados como estes que nos levam a agir e a querer fazer mais. É, por isso mesmo, que desenvolvemos iniciativas como esta, que pretendem esclarecer os doentes e as suas famílias, e que os ajudam a encontrar os apoios necessários para uma melhoria da sua qualidade de vida», refere Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.

Em Portugal estima-se que 194 mil pessoas têm demência, das quais entre 60% a 80% têm Alzheimer. Na maioria dos casos, esta doença manifesta-se aos 65 anos, contudo, e embora raros, existem casos que começa aos 60 anos. Torna-se assim imperativo fazer diagnósticos e estar atento aos principais sintomas.

A sessão “Saúde em Dia: Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer” está enquadrada na atividade “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória, que deve ser feita aqui.

 

 



Comentários

pub