Volta ao Algarve: Magnus Cort vence segunda etapa e é novo líder da geral

O português Rui Costa (Intermaché-Circus-Wanty) foi terceiro

Photo © João Fonseca Photographer

O ciclista dinamarquês Magnus Cort (EF Education-Easy Post) venceu hoje a segunda etapa da Volta ao Algarve, assumindo a liderança da geral, após vencer um ‘sprint’ restrito no alto da Fóia, onde Rui Costa (Intermaché-Circus-Wanty) foi terceiro.

O dinamarquês, de 30 anos, cumpriu os 186,3 quilómetros entre Sagres e o alto da Foia, na serra de Monchique, em 5:07.05 horas, batendo sobre a meta o belga Ilan Van Wilder (Soudal-QuickStep), segundo, e Rui Costa, ambos com o mesmo tempo.

Na geral, Cort tem agora quatro segundos de vantagem sobre Van Wilder e seis em relação ao ciclista luso.

“Senti-bem durante a subida. Não vou dizer que estava confortável, mas os quilómetros passavam e senti que tinha forças para o sprint. Faltavam cinco quilómetros, quatro quilómetros, o ritmo da subida era duro mas constante o que me fez acreditar que teria hipóteses. Nos últimos 500 metros todos queriam estar perto da frente, mas o vento era frontal e tive receio de arrancar demasiado cedo. Lutei por encontrar uma boa posição, encontrei uma aberta nos últimos metros e consegui vencer”, descreveu Magnus Cort.

“A equipa teve confiança em mim. Não sabia se estaria em condições no termo de uma subida de sete ou oito quilómetros, mas tanto eu como o diretor desportivo achamos que devíamos tentar. Para mim vencer, nestas condições, é fenomenal. Tenho uma ou outra vitória em subida, mas geralmente em fugas e grupos reduzidos. Nunca tinha vencido em subida os favoritos à classificação geral. Estou super feliz”, confessou o ciclista dinamarquês

Antes da luta pela geral, houve a batalha pela Camisola Azul Cyclin’Portugal. Cerca do quilómetro dez saíram do pelotão Matthew Gibson (Human Powered Health), Rafael Lourenço (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO) e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

A diferença máxima rondou os três minutos, percebendo-se que não estaria no grupo o vencedor da etapa. No entanto, Rafael Lourenço e António Ferreira empreenderam um empolgante duelo pela classificação da montanha. Lourenço aproximou-se, mas Ferreira segurou a Camisola Azul. O algarvio, todavia, não ficou de mãos a abanar. Foi eleito o mais combativo do dia.

Alexander Kristoff perdeu a Camisola Amarela Turismo do Algarve, mas manteve a Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos. O melhor jovem, dono da Camisola Branca IPDJ, é agora Frederik Wandahl (BORA-hansgrohe). Por equipas comanda a EF Education-EasyPost.

Na sexta-feira, a terceira de cinco etapas da 49.ª edição da Volta ao Algarve liga Faro a Tavira, na distância de 203,1 quilómetros, com duas contagens de terceira categoria na primeira metade da tirada e uma chegada ao ‘sprint’ em perspetiva.

 

Atualizada às 18h42

 

Fotos: © João Fonseca Photographer

 



Comentários

pub