Reitor da UAlg integra comitiva para explorar novas parcerias nos EUA

Parceria representa também «o futuro compromisso das regiões algarvia e californiana, Hayward-Faro, com o ensino superior, investigação e inovação»

Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, e Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável, integraram uma comitiva, em conjunto com representantes do Município de Faro, que se deslocou aos Estados Unidos da América (EUA) para explorar novas parcerias com instituições de ensino superior americanas.

Os representantes da UAlg participaram, no dia 21 de Fevereiro, no evento “Contrasting Science Education and Science Research in Portugal and the US” na Universidade da Califórnia, que contou com a presença de Randy Schekman, Prémio Nobel de Medicina em 2013, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal Elvira Fortunato, e ainda do cônsul-geral de Portugal em São Francisco Pedro Pinto e do embaixador de Portugal nos EUA Francisco Duarte Lopes.

No dia 22 de Fevereiro foi assinado o protocolo geral de colaboração ente a UAlg e a Universidade Estadual da Califórnia, em East Bay, Hayward, pela presidente Cathy Sandeen e pelo reitor Paulo Águas.

Nesta sessão marcaram presença Mark Salinas, “City Mayor” de Hayward, Paulo Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, e Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

De acordo com a UAlg, este momento representa também «o futuro compromisso das regiões algarvia e californiana, Hayward-Faro, com o ensino superior, investigação e inovação».

No mesmo dia, a comitiva participou ainda nas cerimónias de inauguração da restauração do Parque português centenário Júlio Brás, em Hayworthe, e no seminário «Portugal Tech Talks», promovido AICEP – Portuguese Trade & Investment Agency in SF, em São Francisco.

A terminar, no dia 23 de Fevereiro, realizaram-se reuniões com dirigentes e professores da Universidade da Califórnia, East Bay, para a concretização da colaboração futura a nível do ensino online, em áreas como o turismo e as engenharias, entre outras.

 



Comentários

pub