PSP lança nova edição do programa “Estou aqui! Crianças”

Desde 2012 já foram atribuídas cerca de 500 mil pulseiras

O “Estou Aqui! Crianças”, criado em 2012 pela PSP, para que os pais «nunca percam um momento da presença dos seus filhos», vai agora para mais uma edição. A apresentação foi feita esta terça-feira, 28 de Fevereiro, na Escola Básica do Mosteiro, em Odivelas. 

Desde 2012 já foram atribuídas cerca de 500 mil pulseiras, das quais 48250 durante o ano passado, o que permitiu, segundo a PSP, «solucionar com maior rapidez sete ocorrências de crianças cujas famílias desconheciam o seu paradeiro momentaneamente».

De acordo com a Polícia de Segurança Pública, o programa tem como principal objetivo «agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família».

Em nota, a PSP frisa que caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre precisa apenas de contactar a PSP através do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo.

«A Polícia de Segurança Pública, logo no imediato, promove todos os esforços para garantir a segurança da criança, e depois informa a família e assegura o reencontro familiar».

As pulseiras destinam-se a crianças entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais.

São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal, como não residentes.

As pulseiras atribuídas até Dezembro de 2022, no âmbito da Edição anterior, já não são válidas.

As novas inscrições e pedidos podem ser feitas aqui.

A adesão ao programa é gratuita.



Comentários

pub