Novo Centro de Dados de Vila do Bispo já está a funcionar

A gestão da nova infraestrutura é realizada através de um sistema de monitorização que regista e envia alertas via SMS e-mail

A Câmara Municipal de Vila do Bispo investiu 421 mil euros num Centro de Dados, situado junto ao edifício central, «a pensar na segurança informática e resiliência».

O novo Centro de Dados é um espaço modular com capacidade de expansão, composto por uma sala de alta segurança, que compreende sistema de deteção de incêndios, climatização, segurança física, bem como um sistema de gestão que possibilita a monitorização remota da infraestrutura em tempo real.

O Centro de Dados dispõe ainda de sistemas redundantes de climatização e de energia, bem como um grupo gerador, garantindo desta forma a continuidade e resiliência do espaço.

A gestão da nova infraestrutura é realizada através de um sistema de monitorização que regista e envia alertas via SMS e-mail.

A sala técnica dispõe também de um sistema de videovigilância e controlo de acessos, de modo a detetar tentativas de intrusão.

A Câmara de Vila do Bispo explica que «o antigo espaço onde estava instalado o sistema tecnológico municipal apresentava lacunas a nível da alimentação elétrica e da climatização, pelo que esta nova infraestrutura vem garantir a resiliência do sistema informático», garantindo que o seu funcionamento «não está condicionado a adversidades que possam ocorrer, aumentando, assim, a fiabilidade dos serviços prestados pela autarquia, tendo em conta que os seus utilizadores recorrem cada vez mais a serviços online».

 



Comentários

pub