Magalhães inspirou «troca de experiências entre criativos» do Sul da Península

Mostra começou na quinta-feira e termina hoje, com sessões em Alcoutim e Faro

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Promover a «troca de experiências entre criativos das indústrias culturais» em áreas que vão da literatura ao artesanato, passando pelo cinema, música, moda ou artes plásticas, é o grande objetivo da primeira Mostra das Indústrias Culturais e Criativas Alentejo – Algarve – Andaluzia (MICCAAA), realizada no âmbito do projeto Magallanes_ICC, que começou esta sexta-feira, 23 de Fevereiro, e termina hoje, 25, depois de sessões em Faro e Alcoutim.

Apesar de ser uma Mostra em que todas as atividades desenvolvidades estiveram abertas ao público, Joaquim Brandão Pires, primeiro-secretário da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), entidade promotora da Mostra, explicou ao Sul Informação que o grande objetivo é, ao longo destes três dias, «pôr em contacto pessoas que trabalham de uma maneira mais solitária, juntá-las para que partilhem experiências e saberes e para que se possam conhecer umas às outras».

À margem da inauguração oficial, que decorreu ontem, 23, às 18h30, no Club Farense, em Faro, Brandão Pires realçou que «devemos procurar que as pessoas se habituem a consumir produtos culturais».

Na sua opinião, isso passa por desenvolver projetos nas escolas e ainda criar quotas para que as pessoas mais desfavorecidas possam ter acesso a entradas gratuitas.

 

Joaquim Brandão Pires – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

«Acho que os espetáculos e a cultura devem ser pagos, mas deve haver uma quota para quem tem poucas possibilidades e para que determinados segmentos possam participar e ganhar esses hábitos de consumo – um consumo que nunca é em excesso».

Numa altura em que o primeiro Magallanes_ICC está a chegar ao fim, Adriana Nogueira, responsável pela Direção Regional de Cultura do Algarve, um dos parceiros algarvios do projeto, frisou que esta Mostra «é muito importante, porque pretende devolver à população em geral aquilo que se anda a fazer».

«O Magalhães permitiu que estas três regiões [Algarve, Alentejo e Andaluzia] percebessem o que têm em comum e como podem contribuir para o conhecimento mútuo», rematou.

 

Adriana Nogueira – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

A cerimónia de inauguração oficial terminou com uma performance multidisciplinar da Kilavra, tendo Magalhães como tema de fundo, que reuniu artistas algarvios de várias áreas como poesia, dança, música e desenho. 

A MICCAAA realiza-se no âmbito do Magallanes_ICC, um projeto inspirado nos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães e que pretende ser um dinamizador da Economia Criativa, incentivando e dando ferramentas às Indústrias Culturais e Criativas das regiões do Algarve, Alentejo e Andaluzia, que abrangem atividades relacionadas com música, literatura, moda, design, artesanato, entre diversas outras formas de arte.

A programação da Mostra, organizada pela AMAL, contou com a colaboração dos parceiros algarvios do Magallanes_ICC, como a Direção Regional de Cultura do Algarve, o Museu Zer0, a QRER-Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade e outras associações que quiseram juntar-se a esta iniciativa.

O projeto Magallanes_ICC é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub