Vila Real de Santo António celebra centenário do seu farol

O farol de VRSA tem uma torre de 46 metros e um alcance de 48 quilómetros

O Farol de Vila Real de Santo António completa 100 anos na próxima sexta-feira, 20 de Janeiro, e, para assinalar esta data histórica, haverá visitas, uma tertúlia, uma exposição e até torneios de padel e vela.

O Farol vai estar aberto ao púbico em geral até quinta-feira, dia 19, durante o período da tarde. As visitas serão divididas por três grupos: 14h00, 15h00 e 16h00 e a inscrição deverá ser feita, de forma presencial, na chegada ao local.

Na quinta-feira, dia 19, as memórias do farol serão discutidas numa tertúlia histórica intitulada “Memórias do Farol de VRSA: À conversa com Fernando Pessanha, Neto Gomes e José Cruz”, às 18h00, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes.

Já no dia 20, a Associação ¼ Escuro – Associação de Fotógrafos Amadores de VRSA e a Câmara Municipal de VRSA vão lançar à população o desafio fotográfico “100 anos do Farol de VRSA”, com o objetivo de continuar a imortalizar a perspetiva do público sobre o farol.

O desporto está igualmente integrado nestas comemorações através da organização do «Open de Padel Centenário do Farol de VRSA», no dia 21, às 9h00, no Padel Clube VRSA.

A Associação Naval do Guadiana também participará nas atividades com a organização das «Regatas de Vela Ligeira Centenário do Farol de VRSA», no dia 28.

O evento desportivo, constituído por quatro regatas de vela ligeira, nas classes Optimist e Laser, tem início marcado para as 11h00.

No âmbito das celebrações do Dia da Cidade de VRSA, em Maio, será ainda realizada uma exposição cronológica, temporária e evocativa que irá incluir fotografias, vídeos e algumas peças do espólio da Marinha Portuguesa, assim como a emissão de um Postal Inteiro com Carimbo Comemorativo.

As comemorações do Centenário do Farol evidenciam o seu simbolismo através da divulgação da cultura, da profissão de faroleiro e da história dos faróis e salientam a importância desta infraestrutura como equipamento operacional da Direção Geral da Autoridade Marítima.

O farol de VRSA tem uma torre de 46 metros e um alcance de 48 quilómetros.

As comemorações resultam de uma parceria entre a Direção Geral da Autoridade Marítima e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

 



Comentários

pub