Sara Domingos vai “Bordar o Sereno” no Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves

Na abertura, a exposição será apresentada pelo professor Mostafa Zekri

A exposição de pintura “Bordar o Sereno”, de Sara Domingos, abre no dia 4 de Fevereiro, às 17 horas, na Casa da Cultura Luso-Árabe e Mediterrânica, no Largo da República, em Silves.

A mostra, promovida pelo Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS), estará patente até 5 de Março. A entrada é livre.

“Bordar o Sereno” é um projeto de investigação e criação na área das artes plásticas que nasce de um contexto marcadamente atual, a emergência na procura de proteção a uma escala global.

«Partindo do conceito de serenidade e bem-estar e da relação íntima com o ato de bordar, Sara Domingos desenvolveu um conjunto de peças originais baseadas na tradição mediterrânica e do Oriente das artes de proteção», explicam os organizadores.

«Sendo uma técnica onde a linha assume uma forma de expressão tanto pessoal como coletiva, este trabalho resulta das viagens de Sara e do seu encontro com mulheres migrantes onde fios e tecidos foram a linguagem comum em direção ao desconhecido. Consequência de sobreposições geracionais e culturais, muitas vezes resultado de mobilidades e diásporas, são uma forma de expressão criativa da memória do feminino», acrescentam.

Este trabalho de Sara Domingos, a evidente relação entre as culturas arábico-portuguesa, mereceu-lhe o Prémio Barzakh – Ibn’Arabi 2020/21 pela Muhyiddin Ibn’Arabi Society Latina, Múrcia, pela sua trajetória artística com inspiração expressiva em referências árabes e islâmicas.

A sua preocupação tem, igualmente, a ver com um universo intercultural como uma força unificadora, baseada em valores humanos e apelando para o universal da condição humana que transcende o tempo e o espaço geográfico.

Sara Domingos, natural de Lisboa, onde nasceu, em 1973, desenvolve um trabalho artístico interdisciplinar que toca subtilmente a linha de fronteira entre as artes plásticas e as artes gráficas.

Tem participado em várias exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais, nomeadamente em Espanha, França e Itália. Galardoada com prémios, está representada em várias colecções particulares e publicações internacionais.

A exposição, no ato da abertura, será apresentada pelo professor Mostafa Zekri. O evento tem apoio da Câmara Municipal de Silves, do Conselho Nacional para os Refugiados, da Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural de Silves e da Grafissul Lda.

 



Comentários

pub