Queijaria do Centro Multiusos do Azinhal vai ser ampliada

A criação de gado e de Caprinos de Raça Algarvia é uma área de negócio de muitas famílias do território

As obras de ampliação da Queijaria do Centro Multiusos do Azinhal, uma intervenção de cerca de 90 mil euros, começam esta semana, anunciou o Município de Castro Marim, responsável pela obra.

A ampliação incide sobre a criação de um Núcleo Experimental, uma sala pedagógica acoplada à estrutura existente. Para implementar esta unidade experimental, a área útil da queijaria será aumentada em cerca de 40 metros quadrados.

Articulado com os valores do interior e do território, este Núcleo Experimental funcionará como um “centro de ciência viva”, reforçando o trabalho já feito de valorização do queijo e da cabra algarvia, raça característica do Algarve e com grande expressão no território de Castro Marim.

O Centro Multiusos do Azinhal tem sido o palco por excelência das iniciativas e ações destinadas à promoção da cabra e dos seus derivados, sendo aqui que se realiza também a Feira “Terra de Maio”, um evento exclusivamente destinado à promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e dos saberes e sabores a ela associados.

A criação de gado e de Caprinos de Raça Algarvia é uma área de negócio de muitas famílias do território. É também na aldeia do Azinhal que funciona, desde 1991, a Associação de Criadores de Caprinos da Raça Algarvia – ANCCRAL, com o principal objetivo de representação e defesa dos associados no que se refere à criação, preservação e melhoramento dos caprinos de raça algarvia, contribuindo para o desenvolvimento da atividade e promoção da raça e dos seus produtos.

A obra “Núcleo Experimental da Queijaria – Centro Multiusos do Azinhal” é uma ação da candidatura “Patrimónios de Castro Marim: Valorização e Promoção de Produtores Locais e Produtos Endógenos”, comparticipada pelo PO CRESC 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.



Comentários

pub