Percursos naturais por Portimão voltam em Fevereiro

Até Junho, será dinamizado um passeio por mês em espaços naturais diversificados do concelho de Portimão

O Município de Portimão retoma em Fevereiro os percursos pelo território do concelho, com o objetivo de divulgar o património natural, sensibilizando para a importância da valorização e preservação destes recursos.

O primeiro passeio está marcado para a manhã de 11 de Fevereiro, com ponto de encontro às 9h30 na Praia do Vau, desafiando os amantes da natureza a percorrer a costa rochosa de Portimão. O percurso circular decorrerá ao longo do topo das arribas, com uma duração aproximada de duas horas, e será guiado por técnicos do Município de Portimão, durante cerca de 5 quilómetros (km).

Em Março, no dia 11, o percurso será pela Estação Biológica de Alvor, que percorre as margens escarpadas da Ria de Alvor, com foco nos insetos polinizadores e a sua relação com as plantas. O ponto de encontro está marcado para as 9h30 junto à piscina do Complexo Desportivo de Alvor.

A 1 de Abril, Dia Internacional das Aves, a partir das 9h30, o passeio acontecerá em torno do sapal do trilho “A Rocha Delicada”, na Ria de Alvor, freguesia da Mexilhoeira Grande, tendo como protagonistas as aves que usam esta importante zona húmida como local de alimentação e repouso.

 

 

No dia 6 de Maio há uma caminhada linear de 12 km entre o Moinho da Rocha e a Estação CP da Mexilhoeira Grande, um trajeto que coincide com parte do percurso que liga a Mexilhoeira Grande à Via Algarviana, já em Monchique. O ponto de encontro é a estação CP da
Mexilhoeira Grande às 9h00.

Por fim, a 21 de Junho, coincidindo com o equinócio de Verão, com ponto de encontro marcado para as 18h30 junto da Piscina Municipal de Alvor, realizar-se-á o percurso “Ao Sabor da Maré”, que atravessa o sistema dunar de Alvor.

As inscrições para os passeios são gratuitas, embora limitadas a 25 participantes, podendo ser efetuadas uma semana antes de cada passeio por contacto com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão, através dos telefones 282 470 700 ou 282 480 412 e-mail  [email protected].

 



Comentários

pub