Passeio pedestre na Cortelha recria tradicional matança do porco

Esta atividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir

Um passeio pedestre, a realizar-se no dia 15 de Janeiro, vai recriar a tradicional matança do porco, na aldeia da Cortelha (Loulé). 

Na Serra do Caldeirão vive-se por estes dias a tradição da matança do porco e do fabrico das saborosas chouriças.

«Esta tradição constituiu no passado uma importantíssima forma de subsistência para as gentes do interior algarvio, proporcionando alimentos que podiam ser armazenados e consumidos durante o ano. O ritual da “matança” desenvolvia-se ao longo de vários dias e dele fazia parte um forte convívio social», relembra a Associação dos Amigos da Cortelha.

Assim, no próximo dia 15 de Janeiro, volta a realizar-se o habitual Passeio Pedestre da Matança do Porco, com a partida para o percurso de aproximadamente 10 quilómetros a ser dada às 9h00.

Ao longo do percurso os pedestrianos poderão observar algumas das rotinas que até há bem pouco tempo faziam parte do quotidiano das gentes da serra algarvia e, no final, são todos prendados com um lanche serrano de iguarias associadas à “Matança do Porco”.

Esta atividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir.

As inscrições podem ser feitas aqui.

 

 



Comentários

pub