Em Lagos, há um “Gatilho” para a inclusão social de pessoas com deficiência

Projeto arranca este mês

O projeto “Gatilho”, que visa promover a inclusão social das pessoas com deficiência através da expressão artística, no concelho de Lagos, vai iniciar-se no dia 13 de Janeiro, às 18h00, em Odiáxere, com o primeiro de vários encontros que visam «reforçar o espírito comunitário através da partilha de histórias do passado, sonhos do futuro, tradições, desejos de mudança e muito mais».

Com estes encontros comunitários, que vão decorrer até 30 de Março em diferentes localidades do concelho de Lagos, a associação Questão Repetida e o NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, que promovem o projeto “Gatilho” em parceria com a Câmara Municipal de Lagos e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “La Caixa”, querem que os lacobrigenses conheçam quem os rodeia e voltem «a sentir o tão necessário sentido de comunidade».

Além de Odiáxere (dias 13 de Janeiro, 28 de Fevereiro e 30 de Março), haverá encontros comunitários em Bensafrim (20/01, 24/02 , 31/03), Luz (21/01, 11/02, 18/03), Lagos (27/01, 17/02, 24/03), Almádena (28/01, 25/02), Chinicato (02/02, 10/03), Barão de São João (03/02, 14/03) e  Espiche (07/02, 16/03).

As instituições locais, sociais, culturais e económicas, assim como a população, são desafiados a marcar presença nestes encontros e a partilhar as suas histórias.

O “Gatilho” «tem como principal objetivo criar um espaço cultural e artístico diverso no território de atuação, viabilizando a presença de artistas com deficiência. Pretende criar e alicerçar uma rede de parceiros que ajude na implementação territorial, na qualificação, na promoção da autodeterminação das pessoas com deficiência, bem como na sensibilização para a problemática da sua inclusão na vida ativa», segundo os promotores do projeto.

As linguagens artísticas do teatro, dança, performance, música, plástica e fotografia, «serão algumas das “ferramentas” a experienciar durante os diferentes momentos do projeto, através das quais se pretende influenciar e promover processos de mudança e criar espaços de fruição conjunta».

O “Gatilho” é um projeto PARTIS & Arts for change.

 

 



Comentários

pub