Algarve e Baixo Alentejo sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Vêm aí temperaturas mais baixas

Os distritos de Faro e Beja vão estar, a partir das 18h00 desta segunda-feira, 16 de Janeiro, sob aviso amarelo devido à agitação marítima, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O tempo, em Portugal Continental, vai ser influenciado pela depressão “Fien”.

Este aviso será válido até às 6h00 de quarta-feira, dia 18.

Segundo o IPMA, estão previstas «ondas de noroeste com 4 a 5 metros» para ambos os distritos.

A partir desta segunda-feira, o estado do tempo, em Portugal, vai ser influenciado, de acordo com o IPMA, «pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e pelo cavamento da depressão FIEN, nomeada pela Agência Estatal de meteorologia de Espanha (AEMET), a sul das Ilhas Britânicas».

Esta depressão trará mais frio: «uma massa de ar marítima de origem polar».

«Assim, no dia 16, prevê-se uma intensificação do vento de oeste/noroeste, que soprará forte no litoral oeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora (km/h), e muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão superar os 100 km/h. Em consequência, a agitação marítima irá aumentar, esperando-se a partir de dia 16 ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, e que poderão atingir alturas máximas até 12 metros, na costa ocidental, em especial a norte do Cabo Raso».

A depressão também trará chuva, mas «em especial nas regiões Norte e Centro e que serão de neve no dia 16 nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para 900/1100 metros de altitude no Norte e Centro no dia 17 e para os 600/800 metros no dia 18, podendo acumular quantidades significativas.».

Para o Algarve, por agora, o IPMA prevê 70% de probabilidade de «chuva/aguaceiros» na terça-feira, dia 17.

A temperatura, de resto, irá sofrer uma diminuição, que será mais acentuada nos dias 17 e 18, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral.

A temperatura máxima deverá oscilar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro.

O frio, conclui o IPMA, «será acentuado pelo vento forte que se irá fazer sentir».

 



Comentários

pub