Albufeira inaugura painel de azulejos que celebra a história e a cultura do concelho

Na zona do Rossio

O painel de azulejos  “Al-Buhera”, da autoria da artista Célia Mendes e que celebra  a história, o património e a cultura do concelho, foi instalado em Dezembro na zona do Rossio, nesta cidade.

Esta obra de arte «de grande dimensões, com aproximadamente 13×1,80m e um total de 901 azulejos, na zona do Rossio, «reproduz o voo de uma gaivota sobre “Al-Buhera” (o Castelo do Mar), observando os aspetos mais marcantes da cidade», segundo a Câmara.

Entre os elementos representados estão «a linda baía de Albufeira, onde as embarcações de outrora recolhiam os produtos endógenos do concelho (o figo, a amêndoa e a alfarroba)», a Praia dos Pescadores «com os pescadores a trabalharem as artes de pesca» e  a «ancestral arte da moagem, com o moinho de vento do Cerro do Malpique, onde se esmagam as sementes para fazer a farinha».

As platibandas, o azulejo de padrão de Albufeira, o casario do núcleo antigo da cidade, a Praia do Peneco, o frontão da Igreja de Sant`Ana e o casario típico da zona do Rossio também se encontram representados.

«A paisagem, a cultura e o património de Albufeira são elementos diferenciadores da oferta turística do concelho que devem ser preservados e valorizados. Esta é uma das muitas formas de o fazer, perpetuando a memória e a vivência de outros tempos, transmitindo-a às atuais e às futuras gerações de albufeirenses, sem esquecer os inúmeros turistas que visitam a região», sublinha José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

Ricardo Clemente, vereador com o pelouro dos Espaços Exteriores e Requalificação, sublinha que o objetivo da intervenção consiste «em valorizar o espaço público, embelezando-o com elementos que façam referência à história e à cultura das nossas gentes».

O vereador destaca ainda que o executivo está empenhado em tornar o espaço público «mais atrativo, sem perder a memória cultural e histórica que deve estar presente em cada elemento retratado», trabalho que está a ser levado a cabo «por uma vasta equipa de técnicos da autarquia com recurso a artistas da região».

 

 



Comentários

pub