Terceiro volume da coleção Emiliano da Costa apresentado em Estoi

Este sábado, 3 de Dezembro

O terceiro volume da coleção “Emiliano da Costa – Obra Poética – Rosairinha 1940”, da autoria de Luís Barriga, editado pela Arandis Editora, vai ser apresentado este sábado, 3 de Dezembro, às 16h00, na Sede da Junta de Freguesia de Conceição Estoi.

A apresentação deste volume, que tem o apoio da União de Freguesias de Conceição e Estoi, da Câmara e da União de Freguesias de Tavira, insere-se ainda na Inauguração do Centro Interpretativo Emiliano da Costa.

Augusto Emiliano da Costa nasceu em Tavira, a 3 de Dezembro de 1884, e foi nesta cidade que deu os primeiros passos e aprendeu as primeiras letras.

Em Beja viveu e fez o liceu. Mais tarde, rumou a Coimbra, onde se formou em Medicina, em 1914. Regressado ao Algarve, veio morar para Estoi, onde começou a exercer medicina na Rua da Igreja. Em 1919, integrado no partido médico-cirúrgico, com sede em Estoi, e depois de uma longa carreira profissional, reforma-se em 1954. Emiliano da Costa adotou a aldeia de Estoi como sua e aí permaneceu até à morte, a 1 de Janeiro de 1968.

O poeta faz parte das memórias de Luís Barriga, uma vez que vivia paredes meias com a casa dos seus avós maternos. Apesar de Emiliano da Costa ter falecido quando ele ia fazer sete anos, Luís diz lembrar-se bem do Poeta na sua cadeira de rodas.

Ainda na adolescência, folheou os seus livros e muito pouco entendeu da sua escrita poética. Mais tarde, já sob a orientação do professor Amílcar Quaresma, leu e aprendeu a gostar de algumas poesias do autor.

O esquecimento do poeta começou a inquietá-lo e sentiu que tinha que fazer mais alguma coisa, mesmo que imperfeita, que devia dar o seu contributo para a divulgação do Poeta.

Luís Barriga aproveita ainda para homenagear Sidónio de Almeida, pintor farense que esculpiu o busto de Emiliano da Costa e ofereceu ao Poeta o retrato a lápis que surge na capa.

 



Comentários

pub