Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

O Município de Olhão já aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2023, e uma das medidas é a redução em 50% o custo da mensalidade das creches em todos os escalões que não são apoiados pela Segurança Social. 

O orçamento foi aprovado em sede de Assembleia Municipal, com 14 votos a favor, nove contra e uma abstenção, e uma Abstenção

António Miguel Pina, presidente da autarquia, ressalva que «depois da pandemia, 2023 será mais um ano marcado pela incerteza sobre o futuro, o que se irá refletir na vida das pessoas e também a gestão autárquica». Isto também devido à guerra que, como estimada, implicará custos de mais 1,5 milhões de euros no próximo ano.

inframoura cada gota importa

Ainda assim, «e fruto de uma gestão rigorosa dos dinheiros públicos, este é um orçamento que mantém a intransigência na manutenção da sustentabilidade financeira, o que permite continuar a realizar investimentos em áreas prioritárias, onde a criação de emprego e o acesso à habitação estão no topo das prioridades», realça o autarca, frisando que a área social assume, também, grande destaque na linha estratégica da atuação municipal.

Deste modo, a autarquia vai continuar a desenvolver uma série de políticas nas áreas da educação, da saúde e da ação social.

São disso exemplo duas medidas de apoio às famílias olhanenses que vão ser implementadas já no próximo ano: a redução em 50% no custo da mensalidade das creches em todos os escalões que não são apoiados pela Segurança Social e a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) atendendo ao número de dependentes. Apoios que representam um custo anual para a autarquia que deverá ultrapassar os 400 mil euros.

No que diz respeito às obras públicas, e ainda que marcados pelos constrangimentos decorrentes da incerteza gerada pela conjuntura internacional, os investimentos que se encontram em execução e os que serão lançados nos próximos dois anos superam os 84 milhões de euros, «um investimento nunca visto no nosso concelho», sublinha o edil.

Na antevisão ao ano que se avizinha, António Miguel Pina mostra-se otimista. «Este otimismo não é gratuito, assenta na evolução recente do nosso concelho. Também a procura por parte dos investidores, empresas e cidadãos nos dá a garantia de que estamos a trilhar o caminho certo», remata.



lagos eventos
zoomarine

Também poderá gostar

Sul Informação - Festival «Almadrava» no Vila Galé Albacora dá a conhecer tradição da pesca do atum

“Passado, presente e futuro da pesca do atum no Algarve” vai estar em debate

Sul Informação - Olhão investe 4,5 milhões para construir novo quartel de bombeiros

Olhão investe 4,5 milhões para construir novo quartel de bombeiros

Sul Informação - Praia da Fuzeta-Mar reabre hoje após reposição de areias

Praia da Fuzeta-Mar reabre hoje após reposição de areias