Maria Renée Morales Lam apresenta “Future Past” em Loulé

No Convento do Espírito Santo, este sábado, às 18h00

A exposição “Future Past”, de Maria Renée Morales Lam, com curadoria de João Moniz, vai ser inaugurada este sábado, 17 de Dezembro, às 18h00, na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé. 

O trabalho de Maria Renée Morales Lam apresenta um percurso físico-material e imaginário pela cidade, mostrando evidência de uma relação íntima entre o passado e a matéria, onde a função do artefacto se dilui no ato da contemplação.

O trabalho mais antigo convida a refletir na maneira com que a história está a ser preservada – aquilo que escolhemos proteger ou esquecer, e como isto influencia na construção e na transformação acelerada da cidade contemporânea. Já o trabalho mais recente tenta exaltar a presença e a corporalidade de ornamentos citadinos esquecidos no quotidiano.

«Como um esforço incessante de pertencer a algum sítio, traço um mapa invisível do meu percurso diário, reformulando estes símbolos que representam momentos, objetos, sítios e situações, na tentativa de reconciliar a minha própria história num território que até há pouco era desconhecido. Mais do que uma realidade imposta, olho para a urbe como um convite a imaginar um futuro heterotópico, que nos propõe confiar na matéria para encontrar sítios ainda não habitados pela memória“, diz a artista.

Esta exposição decorre até 28 Janeiro, de terça-feira a sábado, das10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00.



Comentários

pub