Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

O Município de Lagos votou favoravelmente, na última reunião de câmara, a proposta de resolução para requerer a declaração de utilidade pública relacionada com a aquisição de vários imóveis «com relevante interesse» para a concretização do programa habitacional e ampliação de instalações municipais. 

Dos quatro imóveis, três estão localizados em Lagos, na Rua de Santo Amaro, formando o conjunto edificado vulgarmente conhecido como “Fábrica do Aldite”.

Em nota, a autarquia explica que este antigo e desativado complexo industrial fica numa zona de grande centralidade para onde está previsto o desenvolvimento de soluções habitacionais, integrantes da Estratégia Local de Habitação e financiadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que permitirá alojar, em regime de arrendamento apoiado, cerca de cinquenta famílias.

jf-quarteira

Na zona livre adjacente ao Mercado de Santo Amaro está prevista uma ação mais vasta de requalificação urbana que integra a disponibilização de lotes para autoconstrução, a componente de área verde, a reformulação de acessibilidades e a valorização da relação com
os vários equipamentos da zona e com a memória e o património histórico existentes.

O quarto prédio urbano é o imóvel designado “Antiga Lastra” onde, em tempos, funcionou uma fábrica de cerâmica decorativa.

Situado no Chinicato, junto às instalações camarárias, a sua aquisição «é vista como uma oportunidade que permitirá ampliar e reorganizar as instalações municipais do atual Departamento de Sustentabilidade Ambiental e Urbana, com benefícios ao nível dos acessos e funcionalidade dos serviços, melhoria das condições de trabalho e segurança de pessoas e bens».

O município já tinha tentado adquirir, sem sucesso, os imóveis por via do direito privado, mas decidiu agora iniciar o processo de aquisição no montante de 1.247.413,48 euros por via expropriativa, tendo, para esse efeito, aprovado a resolução de requerer ao Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território a declaração de utilidade pública.



são brás de alportel
faceco

Também poderá gostar

Sul Informação - GNR detém homem e recupera bens furtados de um veículo em Lagos

GNR detém homem e recupera bens furtados de um veículo em Lagos

Sul Informação - Lagos instala papeleiras inteligentes em vários pontos da cidade

Lagos instala papeleiras inteligentes em vários pontos da cidade

Sul Informação - Predador sexual alemão é suspeito formal da morte de Maddie

Já começaram (novas) buscas por Maddie na Praia da Luz