Há um ano que o Algarve ouve “A Rua da Europa”

Semanalmente, na preparação, gravação e edição da rubrica estão 10 voluntários

A “Rua da Europa”, rubrica dedicada ao projeto europeu, celebra um ano de emissão na Rádio Universitária do Algarve (RUA) FM, tendo acolhido «muitos jovens e projetos inspiradores». 

Semanalmente, às segundas-feiras às 08h45, com repetição às 18h45, a Rua da Europa tem uma emissão especial de 1º aniversário – que já pode ser ouvida.

Neste episódio, o ouvinte «é levado a passear por uma rua muito especial», diz a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

«É uma viagem pela diversidade cultural e linguística da Europa – através do “SpeakCorner”, mas é também uma viagem de encontros, com jovens e projetos inspiradores – através dos “Destaques” em modelo de entrevista».

N´”A Rua da Europa” há espaço também para informar e convidar à reflexão sobre o projeto europeu – com as notícias “Breves” e o “Sabias que?”.

O objetivo do programa, que se desenvolveu e amadureceu durante o Ano Europeu da Juventude 2022, passa por dar voz aos jovens que estão na região ou são oriundos do Algarve, convidando-os à participação ativa na construção do projeto europeu.

Por essa razão, o alinhamento mensal dos programas tenta acompanhar as iniciativas e projetos mais relevantes, para os jovens entre os 17 e os 35 anos, a nível europeu (Erasmus + e outros), mas também a nível regional e transfronteiriço: comemoração de efemérides, semanas europeias, eventos, oportunidades de voluntariado, estágio ou emprego, entre outros.

Semanalmente, na preparação, gravação e edição da rubrica estão 10 voluntários (que sucederam aos 6 primeiros).

A equipa, maioritariamente com menos de 35 anos, engloba um antigo aluno da ETIC Algarve, uma estudante da Escola Secundária Tomas Cabreira, estudantes de Comunicação da Universidade do Algarve, uma jornalista, um jovem cientista da equipa do Centro de Ciência Viva do Algarve (CCValg), duas jovens empresárias e duas colegas das redes europeias CDE e EuropeDirect

A rubrica «A Rua da Europa» é uma iniciativa do Centro de Documentação Europeia da Universidade do Algarve e do Europe Direct Algarve, acolhido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, com a parceria da Rede MOVE Algarve e o apoio da RUA FM – Rádio Universitária do Algarve.

 



Comentários

pub