Aqua de Portimão lança edição limitada de latas de sardinha com receita de há cem anos

Centro comercial inspirou-se na tradição da antiga Fábrica da Boavista

O lançamento de uma edição limitada de 2500 latas de sardinha em conserva, «feitas de forma artesanal e embaladas manualmente, seguindo uma receita com 100 anos de história», é o ponto de partida do projeto “Sabe a Mar”, que o centro comercial Aqua Portimão está a promover, com o apoio da Câmara Municipal e do Museu de Portimão.

As sardinhas em lata “Sabe a Mar” estão disponíveis em duas opções, limão e azeite virgem, e custam 5 euros por unidade. Parte das receitas da sua venda vão reverter a favor do projeto Memórias com Sentido(s) da associação Alzheimer Portugal.

Com esta iniciativa, o espaço comercial portimonense quer «prestar homenagem à cidade de Portimão e às suas gentes, raízes e cultura, mas, também, a toda esta região que vive do amor ao mar».
«Somos ambiciosos e lançamos um projeto de larga escala, ao longo do qual vamos prestar homenagens gastronómicas, artísticas e culturais, valorizando os parceiros, talento e entidades locais», segundo Marta Costa, responsável do projeto.

No fundo, esta iniciativa remete para o facto deste centro comercial da multinacional Klépierre ter sido erguido no mesmo local onde há 100 anos existia a Fábrica Boavista.

A «história e as memórias» deste espaço foram o mote do novo projeto do centro comercial algarvio e inspiraram os dois produtos que foram agora lançados, «que vão ser explorados em várias iniciativas culturais, culinárias e rubricas digitais», segundo o Aqua Portimão.

«Começamos com uma edição limitada e numerada de um produto tipicamente da região – a sardinha enlatada com uma receita centenária – para levar o sabor deste mar e tradição a todos os portugueses», resume Marta Costa.

Estas conservas, «que recuperam e conservam décadas de tradição, foram produzidas manualmente e com a mesma receita centenária usada na Fábrica Boavista, preparadas com dedicação pelos homens do mar, pela Conserveira do Arade e equipas Klépierre».

O projeto também envolve o chef Hugo Nascimento, que vai «criar receitas exclusivas que destacam o sabor da sardinha e que serão disponibilizadas em breve no site da iniciativa.

A promoção deste novo produto será feita com a ajuda do humorista David Cristina, «que vai percorrer Portimão para conversar com as personagens mais carismáticas e descobrir as expressões locais mais características da identidade da região», material que será usado numa rubrica digital.

O projeto “Sabe a Mar” vai ter a duração de três anos, «ao longo dos quais vai explorar os diferentes eixos passando pela arte e cultura até à gastronomia».

 

 



Comentários

pub