Vamos “Comer com os olhos” ramen e cinema

Os bilhetes custam 12,5 euros

É um «laboratório cinematográfico teatral culinário» e não um espetáculo, mas isso não lhe tira o interesse. “Comer com os Olhos” é a mais recente produção do “Lavrar o Mar” que vai pôr Aljezur, já este fim de semana, de 25 a 27 de Novembro, e Monchique, em Dezembro, a fazer e a comer ramen, com cinema pelo meio. 

Este laboratório é, nas palavras de Giacomo Scalisi, programador do “Lavrar o Mar”, o «primeiro passo» para o espetáculo que irá acontecer apenas no próximo ano.

O laboratório também vem no seguimento de uma iniciativa que aconteceu online, nos tempos de pandemia, chamada “Comer com os olhos – O Cinema à Mesa”.

«Como correu bem, quisemos agora fazer o mesmo ao vivo, com a mesma lógica», explicou Giacomo, ao Sul Informação.

Durante 2h30, os espectadores vão ver um filme – “Tampopo”, do realizador japonês Jûzô Itami (1985).

A película conta a história de uma cozinheira e do prato mais importante no Japão: o ramen. 

«As pessoas vão ver partes do filme, vão confecionar ramen, prepará-lo e depois comê-lo. A receita, contida no filme, está cheia de ingredientes peculiares», conta o programador cultural do “Lavrar o Mar”.

A escolha deste filme – feita por Giacomo Scalisi e Rosário Pinheiro – é facilmente explicada: é uma película «maravilhosa».

«Fala da cultura asiática, deste prato, mas também da sociedade e não só. É um filme que desvenda também os estereótipos da nossa sociedade e os seus paradoxos», explicou Giacomo.

Para o próximo ano, depois do laboratório, o “Lavrar o Mar” promete um espetáculo «multidisciplinar», em princípio com texto, mas que também será em torno do ramen e deste filme.

No concelho de Aljezur, as sessões deste “Comer com os Olhos” estão marcadas para os dias 25 e 26 de Novembro, às 19h00, e, no dia 27, domingo, às 11h30. Sempre no Rancho Folclórico do Rogil.

Já no vizinho concelho de Monchique, o laboratório terá exibições nos dias 2 e 3 de Dezembro, às 19h00, e, no dia 4, às 11h30, na Casa do Povo de Alferce.

Os bilhetes custam 12,5 euros e podem ser comprados aqui.

 

 



Comentários

pub