Sons antigos “D’Aquém Mar” soam em Lagos e Lagoa

Estão agendados seis concertos

Foto: Artis XXI

O festival de música antiga “Sons D’Aquém Mar” vai passar em diferentes espaços de Lagoa e Lagos, entre os dias 26 de Novembro e 9 de Dezembro.

Os espetáculos, três em cada um dos concelhos, decorrem sempre às 17h00, exceto o último, em Lagos, que terá lugar às 19h00. Os quatro primeiros concertos têm entrada livre, mas os de dia 8 e 9 de Dezembro são pagos.

Os seis concertos que compõem o programa, protagonizado pela Orquestra Barroca D’Aquém Mar, «preconizam uma viagem em diversos estilos e linguagens da música historicamente fundamentada e que tem por tema de ponto de partida a interdependência do Algarve com o mar enquanto zona intrinsecamente ligada aos Descobrimentos Portugueses», segundo a associação Artis XXI, que organiza o evento em parceria com a Questão Repetida.

O festival começa a 26 de Novembro, com um concerto de flauta de bisel, violoncelo barroco e cravo, na Igreja de Bensafrim, em Lagos

No dia 27, o público é convidado a assistir a um concerto em que uma soprano é acompanhada por harpa, teorba e movimento, na Quinta da Palmeirinha, em Lagoa.

A 3 e 4 de Dezembro, a estrela dos espetáculos é a guitarra barroca. Os espetáculos, nestes dias, acontecem, respetivamente, na Igreja da Luz, em Lagos, e na Igreja Matriz de Porches, em Lagoa.

Os dois concertos pagos são protagonizados pela Orquestra Barroca D’Aquém Mar, «a única a sul de Lisboa que está a iniciar um percurso de forma a criar estabilidade na região e a permitir fazer-se ouvir um repertório de maior envergadura, nomeadamente, acompanhado por ensemble vocal».

No dia 8 de Dezembro, o espetáculo é apresentado no auditório municipal Carlos do Carmo. Os bilhetes custam 8 euros, 20% desconto c/ passaporte cultural, cartão Lagoa Social ou Passaporte Rota do Petisco 2022, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa.

No dia 9, às 19h00, a orquestra atua na Igreja de Santa Maria, em Lagos, com o bilhete a custar 6 euros.

O festival “Sons D’Aquém Mar” tem direção artística da cravista Elsa Mathei e conta com o apoio do Município de Lagoa, Município de Lagos, Direção Regional de Cultura do Algarve e Turismo do Algarve.

 

 



Comentários

pub