Programa “Prato Sustentável” está a ser «um sucesso» em Albufeira

O novo ano letivo arrancou em Albufeira com a implementação da primeira edição do programa “Prato Sustentável”, um novo projeto […]

O novo ano letivo arrancou em Albufeira com a implementação da primeira edição do programa “Prato Sustentável”, um novo projeto na área da sustentabilidade alimentar, que está a ser «um sucesso». 

O programa tem o objetivo de «promover hábitos de alimentação saudável e sustentável, com vista a reduzir a pegada ecológica» e resulta de um protocolo firmado entre o Município de Albufeira e a Associação Vegetariana Portuguesa que está a ser desenvolvido nos estabelecimentos do ensino pré-escolar e escolas do 1.º ciclo do concelho.

Um dia por semana é confecionada uma refeição de base vegetal para todos os alunos que frequentem as cantinas escolares geridas pela autarquia, em que as leguminosas são a principal fonte proteica.

Em nota, a autarquia explica que «para que a iniciativa seja bem compreendida e aceite por todos os intervenientes no processo, o programa contempla a realização de ações práticas de capacitação das cozinheiras e cozinheiros responsáveis pela confeção de refeições de base vegetal», bem como workshops destinados a pais e encarregados de educação, onde as crianças também podem participar.

As ações de capacitação realizadas, nos dias 15 e 16 de Setembro, contaram com a participação de 53 cozinheiras e cozinheiros, que confecionaram alguns dos pratos que são disponibilizados nas cantinas no dia do prato sustentável.

 

 

«O entusiasmo e interesse dos participantes foi por demais evidente», refere José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que sublinha ainda que «a realização destas ações de capacitação das cozinheiras são uma mais-valia para a melhoria das refeições
servidas aos nossos alunos».

Mais de duas dezenas foram ainda os pais e encarregados de educação que trocaram o habitual programa de sábado, com a família e
os amigos, nos dias 17 e 24 de Setembro, para participarem num workshop, onde aprenderem a confecionar hambúrgueres e almôndegas de feijão com molho de legumes da época assados no forno e bolachinhas de banana e aveia, ideais para a sobremesa ou para o lanche.

Assim, adultos e crianças ficarem a conhecer as vantagens de consumir alimentos de base vegetal, a melhor forma de os cozinhar.

José Carlos Rolo realça que «atualmente, os portugueses consomem quatro vezes mais carne do que é recomendado, pelo que é importante mudar os comportamentos alimentares das famílias. Daí a importância de se proporcionar refeições de base vegetal nas nossas escolas, programa que necessita de ser complementado com a sensibilização dos pais e educadores, para que o trabalho desenvolvido nas escolas tenha continuidade em casa».

 



Comentários

pub