Dois dias de ARTSIT em Faro: Conferência internacional sobre Arte, Tecnologia e Interatividade

ArtsIT é um fórum científico europeu sobre arte, media, artes performativas e tecnologia

O CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, da Universidade do Algarve, uniu-se à ArtsIT e será o anfitrião da 11th EAI International Conference: ArtsIT, Interactivity & Game Creation, a decorrer nos próximos dias 21 e 22 de novembro, em formato híbrido (presencialmente no Hotel Eva Senses Faro e online).

Durante dois dias, investigadores, artistas e académicos apresentam e debatem as ligações entre arte e tecnologia.

Entre os principais destaques está o painel “Cultura de Videojogos e Criatividade”, com a participação do grupo de trabalho de Cultura de Videojogos do Conselho da Europa (projeto Digital Citizenship Education), assim como diversos oradores convidados: Monika Fleischmann, Wolfgang Strauss e Rudolfo Quintas.

A dupla Fleischmann e Strauss abordará os media digitais e a performance artística numa sessão intitulada “New Media Art – A Thinking Space for Digitality?”.

O artista e investigador do CIAC Rudolfo Quintas irá refletir sobre a prática artística e a dimensão sonora, com “Can I hear you dance? and eco-acoustic embodiment”.

O painel “Cultura de Videojogos e Criatividade”, a decorrer no segundo do dia do evento, aborda as possibilidades da integração de videojogos no quotidiano e
educação dos cidadãos europeus.

Entre muitos outros participantes, o matemático e artista visual António Araújo (CIAC) irá também mostrar vários trabalhos sobre o diálogo entre geometria, computadores e artes visuais.

O evento é organizado pelos investigadores Jorge Carrega (CIAC/UAlg) e Anthony Brooks (Universidade de Aalborg, Dinamarca), contando com o apoio da Câmara
Municipal de Faro e a Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg.

Além das sessões e painéis temáticos, estão previstos dois momentos fora do espaço da conferência: um porto-de-honra no Museu Municipal de Faro, na tarde do dia 20, e um momento musical de encerramento no Gimnásio Clube de Faro, dia 22, à noite.

 

Clique aqui para conhecer o programa completo

 

 



Comentários

pub