Complexo desportivo de VRSA ganha sala de estudo digital

Valência resultou da cooperação entre a Fundação do Desporto, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Município de VRSA

O Centro de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António, localizado no Complexo Desportivo Municipal, inaugurou este sábado, 5 de Novembro, uma Sala de Estudo Digital.

A valência resultou de um projeto de cooperação desenvolvido entre a Fundação do Desporto, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Município de VRSA, inserindo-se na estratégia de qualificação e atratividade destas infraestruturas desportivas destinadas à promoção do desporto de alto rendimento.

Além disso, foi assinado o protocolo de colaboração entre a Fundação do Desporto, o CAR/Município de Vila Real de Santo António e a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) , que permite o acesso dos associados destes organismos ao CAR de VRSA e reconhece a associação como agente desportivo relevante na promoção destas infraestruturas especializadas.

Segundo o Município, a AAOP compromete-se assim a promover o CAR de VRSA e a desenvolver atividades a favor da comunidade em áreas como a promoção da cidadania e dos direitos humanos, da educação, cultura, ciência, desporto e associativismo jovem.

Neste âmbito, ficou já acordado entre a AAOP e o Município de VRSA o desenvolvimento de um projeto educativo nas escolas do concelho para promover a atividade desportiva como um veículo para a promoção do sucesso escolar.

As cerimónias contaram com a presença de Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Leal, vereador com o pelouro do Desporto, Paulo Frischknecht, presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Marcolino, diretor Executivo da Fundação do Desporto, Luís Monteiro, presidente da AAOP, Nuno Pires, diretor da Unidade de Patrocínios do Departamento de Jogos da SCML, Custódio Morena, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), entre outros representantes destes organismos.

Durante as iniciativas, Álvaro Araújo anunciou ainda estarem previstas obras de requalificação na pista de atletismo, na zona de lançamentos e nos balneários para que o CAR de VRSA possa acolher a preparação dos atletas que irão participar no projeto olímpico «Paris 2024».

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António foi integrado, em 2015, pela Fundação do Desporto, na rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo, estando vocacionado para as modalidades de atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.

Os Centros de Alto Rendimento são uma rede de infraestruturas desportivas com valências especializadas e orientadas para a investigação, aperfeiçoamento e treino de praticantes de alto rendimento ou de seleções nacionais e têm como objetivo promover o desenvolvimento das várias modalidades desportivas segundo padrões internacionais.



Comentários

pub