Alunos do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos de Faro participaram na Code Week

Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, juntamente com a Universidade do Algarve, integra o projeto Pr’Oceano liderado pelo Centro Ciência Viva do Algarve

Alunos do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos, do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, de Faro, participaram, em Outubro, na Semana Europeia da Programação ou “Code Week” que envolve escolas de toda a Europa.

Esta iniciativa visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma divertida e atrativa.

Este ano, o evento de programação promoveu a sensibilização dos alunos para a proteção do Oceano, numa ação denominada “AI for Oceans”, demonstrando que a informática é muito mais do que linhas de código. E assim, os alunos participantes puderam aprender sobre inteligência artificial (IA), dados de formação enquanto exploram questões éticas e como a IA pode ser usada para resolver problemas mundiais focados no Oceano.

Estas atividades inserem-se numa aposta do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira que, juntamente com a Universidade do Algarve, integrou o projeto Pr’Oceano liderado pelo Centro Ciência Viva do Algarve que visa aliar a inovação digital à sustentabilidade do Oceano.

Ao longo desses 15 dias, os alunos responderam aos vários desafios de programação com soluções que podem ser consultadas clicando aqui no site, onde se pode igualmente conhecer mais sobre o evento,

De entre as atividades, destacou-se a “Machine Learning”, para a qual os alunos foram desafiados a “ensinar” máquinas a detetar e reconhecer padrões na água do mar, aprendendo a classificar os objetos como “peixe” ou “não peixe” com o objetivo de tentar remover o lixo do oceano.

Na segunda parte da atividade, os estudantes escolheram os seus próprios rótulos para aplicar a imagens de peixes gerados aleatoriamente. Os dados gerados foram utilizados num modelo de aprendizagem que, após o seu aperfeiçoamento, deverá ser capaz de rotular novas imagens por si só.

Mas não foi só o reconhecimento de imagens que os alunos programaram. Tiveram igualmente a oportunidade de programar um robô “mBot”, qpara que este pudesse ser controlado através de um comando Bluetooth, mas igualmente para que, graças aos seus sensores de luz e de infravermelho, pudesse detetar a presença de obstáculos e desviar-se deles ou ainda alterar a cor das luzes LED em função da distância de um obstáculo.

No final do evento, os alunos ainda tiveram a possibilidade de desenvolver Apps para telemóveis android na plataforma de programação App Inventor.

O projeto «Pr’Oceano – Proteger o Oceano, porquê e como?» é apoiado por Portugal e pela União Europeia, através do programa CRESC Algarve 2020.

É uma aposta estratégica para comunicar ciência e aumentar a literacia digital e a literacia do mar junto da comunidade e das instituições de ensino profissional.

 

 



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