“Algarve + Sustentável” recebeu 200 visitantes em Aljezur

Um dos dias foi totalmente dedicado ao debate e contou com cerca de 60 participantes

O “Algarve + Sustentável”, que decorreu de 18 a 22 de Outubro, em Aljezur, teve a visita de «mais 200 centenas de visitantes entre crianças, adultos interessados nos temas, profissionais e empresários do turismo de natureza e entidades públicas». 

Foram seis as empresas que expuseram, junto ao Mercado Municipal de Aljezur, as suas soluções sustentáveis para negócios de turismo de natureza, desde o surf à reabilitação de rios e ribeiras ou à apresentação de serviços para a promoção de territórios de baixa densidade.

Já nas oficinas, dinamizadas por entidades públicas e privadas e dirigidas aos profissionais do setor, a “Oficina Sustentabilidade: Oportunidades de financiamento Programa Algarve 2030” foi a que cativou mais participantes.

O dia 21 foi totalmente dedicado ao debate e contou com cerca de 60 participantes.

A abertura esteve a cargo dos representantes das entidades organizadoras: José Gonçalves, presidente da Câmara de Aljezur, Aura Fraga, presidente da Associação Vicentina, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve e ainda de Joaquim Brandão Pires, em representação de AMAL, e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Em debate, estiveram os terceiros e quartos eixos do “Plano Turismo + Sustentável do Turismo de Portugal”, sendo que a problemática da água na região e a necessidade de visão de setor do turismo de forma integrada com outras áreas como agricultura, foram os temas que geraram mais discussão.

No último dia, o evento esteve aberto ao público em geral com diversas atividades de turismo de natureza, momentos culturais e oficinas de artesanato. Estas últimas, de construção de caixas ninhos, de vassourinhas de palma e de caixinhas para guardar memórias, dinamizadas respetivamente pela Vita Nativa, pela Proactivetur e Cooperativa QRER «foram as que cativaram o interesse dos mais jovens», segundo a organização.

A animação durante todo o evento esteve sempre a cargo de artistas algarvios, nomeadamente, Gonçalo Pescada e Mário Marques com o projeto “Rouge”, Banda Filarmónica de Aljezur, Al-Fanfare e Mateus Verde com o projeto “Sons do Chão”.

 



Comentários

pub