Escola Secundária João de Deus participa em intercâmbio internacional de estudantes na Ilha da Reunião

Projeto Erasmus envolve alunos de França, Turquia, Roménia, Itália e Portugal

Mariana Antunes, Maria Beatriz Freitas e Maria Inês Duarte, alunas do 12º ano de Ciência e Tecnologias, acompanhadas das docentes Cláudia Cardoso e Maria João Oliveira, da Escola Secundária João de Deus (Faro), estão a participar, entre 6 e 12 de Novembro, em representação de Portugal, num intercâmbio em Sainte Suzanne, na Ilha da Reunião, departamento ultramarino de França, situado no Oceano Índico.

O intercâmbio internacional decorre no âmbito do projeto Erasmus “Equal Place in STEM Career and Digital World”.

Durante o encontro, os alunos envolvidos no projeto debatem temas relacionados com a sustentabilidade e as alterações climáticas, bem como preparam trabalhos conjuntos sobre aproveitamento da energia solar, entre outros.

Além dos trabalhos que decorrem no Lycée Bel Air, o programa inclui visitas a centrais de produção elétrica de origem não fóssil, a uma fábrica de cana-de-açúcar, além de zonas de reserva natural e geológica onde são vistos os cuidados tidos com a sua preservação.

Este projeto Erasmus, iniciado em 2020 e que terminará no próximo ano, envolve alunos de escolas de cinco países diferentes da Europa, a saber: França, Turquia, Roménia, Itália e Portugal.

O propósito é «trocar boas práticas no desenvolvimento do currículo de formação, partilhando exemplos de práticas bem sucedidas, modelos e estratégias visando ultrapassar estereótipos geralmente estabelecidos para meninas e mulheres jovens, para que elas se sintam motivadas para se envolverem numa carreira gratificante e de sucesso nas áreas das TIC e/ou STEM».

Durante o intercâmbio, têm sido implementadas atividades do projeto STEAM, em especial na área das alterações climáticas e debatidas questões de igualdade de género.

 

 



Comentários

pub