10º aniversário dos Centros de Formação Desportiva das escolas celebra-se em Lagos

Comemorações incluem um encontro nacional de centros de formação

Desporto escolar em Alcoutim (Arquivo)

Lagos vai ser palco das comemorações do 10º aniversário dos Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar, uma iniciativa que decorre nos dias 23 e 24 de Novembro e durante a qual se vai «refletir e alinhar as estratégias de desenvolvimento deste projeto».

O ponto alto das comemorações, promovidas pela Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), com apoio da Câmara Municipal de Lagos, será o VII Encontro Nacional do Projeto “Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE)”, que se realiza no dia 23 e incluirá a sessão protocolar comemorativa dos dez anos da criação do projeto.

O Encontro Nacional dos CFDDE visa «refletir e alinhar as estratégias de desenvolvimento deste projeto, bem como de fomentar o trabalho e a formação dos professores envolvidos nos CFDDE. As sessões de trabalho plenárias, temáticas e técnicas envolvem os 78 Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar, nomeadamente: 64 de desportos náuticos (Vela, Remo, Canoagem e Surf) e 14 não náuticos (Atletismo, Golfe e Natação)», segundo a Câmara de Lagos.

A autarquia salienta ainda a «assinatura dos protocolos que integram os cinco novos agrupamentos de escolas, que passam a integrar o projeto dos CFDDE, após um processo de candidatura ocorrido em Julho de 2022. Está ainda prevista uma visita às atividades que estarão em curso nos centros de formação desportiva do Desporto Escolar existentes no concelho de Lagos».

Os Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar «assumem uma grande importância estratégica, quer no âmbito da promoção ao desenvolvimento desportivo local e regional, quer nos contributos para a inclusão e promotores da igualdade de oportunidades, quer ao nível do desenvolvimento de práticas promotoras da proteção ambiental e da sustentabilidade», concluiu a autarquia lacobrigense.

 



Comentários

pub