Túlio, Terrapin, Thankful, Tintin, Teteia, Thunder e Tolstói são os 7 cágados que voltam à barragem de Odeleite

Alguns dos cágados terão microchips para se perceber a sua movimentação e evolução

Devolução de cágados à natureza (foto de arquivo)

Túlio, Terrapin, Thankful, Tintin, Teteia, Thunder e Tolstói são os nomes dos sete cágados que, depois de terem estado em recuperação no Porto d’Abrigo do Zoomarine, receberão “alta médica” amanhã, 19 de Outubro, e regressarão ao meio selvagem, numa das margens da barragem de Odeleite.

As suas origens são distintas, assim como o são os tamanhos, os pesos e as razões dos sete resgates e inerentes processos de cuidado e/ou reabilitação – mas, em comum, têm o seu estatuto de conservação (indissociável da espécie Mauremys leprosa, cágado-mediterrânico), a passagem (mais curta ou mais prolongada) pelo Porto d’Abrigo do Zoomarine e, claro, a necessidade de integrarem grupos de reprodução, ou não fossem membros de uma espécie ameaçada de extinção.

Esta devolução coletiva, face às dramáticas reduções dos espelhos de água na paisagem algarvia, terá lugar na manhã desta quarta-feira, numa das margens da Barragem de Odeleite, com base numa reiterada cooperação entre o Zoomarine e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a entidade que tutela a rede nacional de arrojamentos, da qual o Zoomarine faz parte, como membro cofundador, desde há precisamente 25 anos.

Ao contrário da Salina, a tartaruga-marinha que há três meses anda a percorrer o mar Mediterrâneo, a progressão destes sete cágados não poderá ser acompanhada remotamente.

No entanto, os maiores destes sete magníficos serão portadores de um microchip que talvez permita, um dia, perceber que crescimento tiveram e, eventualmente, que outros destinos terão escolhido.

Até lá, no Porto d’Abrigo ficam mais alguns cágados cujo processo de reabilitação ainda não pode ser dado como terminado e aí irão continuar até à chegada do calor da Primavera.

 



Comentários

pub