O mês de Outubro, em Tavira, é dos seniores

Há música, teatro e muito mais para desfrutar

Tavira vai dedicar o mês de Outubro aos seniores e vai promover um programa de atividades de âmbito cultural, pedagógico, saúde e bem-estar a pensar nos mais idosos.

Com esta iniciativa, o Grupo Idade Sénior (GIS), no âmbito da Rede Social de Tavira, quer «incrementar a participação da população sénior na vida da comunidade e proporcionar um mês mais animado, numa perspetiva de valorização do envelhecimento ativo», segundo a Câmara de Tavira.

Hoje, dia 1 de Outubro, Dia Internacional do Idoso (01.10), numa iniciativa da Associação Em Contato Tavira, o Grupo de Cantares Lado a Lado, atuou de manhã no Mercado Municipal e volta a dar espetáculo à noite, na Feira de São Francisco.

A manhã de dia 12 é dedicada à promoção da saúde, da atividade física e do bem-estar com a realização de iniciativas no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, que visam sensibilizar para o envelhecimento ativo e saudável.

Na tarde de dia 21, no Mercado da Ribeira, vai ser possível assistir à peça de teatro “À grande e à portuguesa”, uma comédia levada à cena pela Companhia de Teatro Farrapo d’ Arte.

Nos dias 26 e 27, entre as 10h00 e as 17h00, o Destacamento Territorial de Tavira da GNR acolhe o encontro formativo “Violência contra pessoas idosas e a prestação de cuidados».

A programação do “Mês Sénior” encerra com uma matiné musical com Luís Guilherme, no Mercado da Ribeira, entre as 14h30 e as 16h30.

Complementarmente, no decurso do mês, as entidades com trabalho desenvolvido junto da população sénior, dinamizam um conjunto de ações de carácter diversificado mediante a realização de “Dias abertos”.

Integram o Grupo Idade Sénior as seguintes entidades: Município de Tavira, Instituto da Segurança Social, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Administração Regional de Saúde do Algarve, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social de Santo Estêvão, Centro Social Nossa Senhora das Dores de Santa Catarina, Centro Paroquial de Cachopo, Casa do Povo da Luz de Tavira, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, Centro Social de Santa Maria, Associação Âncora – Centro Comunitário de Santa Luzia, “O Pontão” Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira e a Associação Em Contato de Tavira.

Este ano foram convidadas a integrar o planeamento do “Mês Sénior” a Junta de Freguesia de Tavira e a Cooperativa Casa do Amparo.

 

 



Comentários

pub