Fundo Guilherme d’Oliveira Martins da Biblioteca de Loulé reforçado com mais 700 documentos

Apesar de ter nascido em Lisboa, Guilherme D’Oliveira Martins mantém fortes laços ao concelho de Loulé já que a sua mãe era natural de Boliqueime

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

O Fundo Guilherme D’Oliveira Martins da Biblioteca Municipal de Loulé vai ser reforçado com 700 exemplares, graças a mais uma doação do atual presidente da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Criado em 2016, este fundo surgiu após a oferta à Câmara Municipal de Loulé de cerca de 4000 livros e revistas, sobretudo na área da pedagogia. Agora o acervo cedido conta com livros e revistas de história, política, cultura, arte e arquitetura, romances e até alguns clássicos da literatura mundial.

Além das aquisições que efetua, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe inúmeras doações de particulares como também ofertas de diversas instituições que são fundamentais para a criação do seu acervo documental.

«Neste âmbito, Guilherme d’Oliveira Martins tem tido um papel bastante importante no apoio à cultura e à promoção do livro e da leitura no concelho até porque tem sido um dos maiores doadores desta Biblioteca», diz a Câmara de Loulé.

Apesar de ter nascido em Lisboa, Guilherme D’Oliveira Martins mantém fortes laços ao concelho de Loulé já que a sua mãe era natural de Boliqueime.

Ao longo dos anos, tem sido uma presença assídua em eventos no concelho, sobretudo quando se fala em iniciativas de carácter cultural. Ainda há uma semana participou na apresentação de um livro dedicado ao arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, que decorreu no Salão dos Paços do Concelho de Loulé.

Atualmente é Administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian e preside ao Grande Conselho / Conselho das Artes do Centro Nacional de Cultura. Exerceu importantes cargos nacionais e internacionais, entre os quais os de presidente do Centro Nacional de Cultura (2002 – 2016) e do Tribunal de Contas (2005-2015). Foi também Ministro da Presidência (2000-2002), das Finanças (2001-2002) e da Educação (1999-2000), Secretário de Estado da Administração Educativa (1995-1999).

Presidiu ao Steering Committee do Conselho da Europa que elaborou a Convenção de Faro sobre o valor do Património Cultural na sociedade contemporânea (Faro, 27 de Outubro de 2005).

Em 2013, a Câmara Municipal de Loulé agraciou-o com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

 



Comentários

pub