Campanha de investigação internacional estima abundância de sardinha e biqueirão

Investigação junta institutos de Portugal e de Espanha

A campanha internacional de investigação acústica “IBERAS0922”, a bordo do Navio de Investigação espanhol “Angeles Alvariño”, está a decorrer desde 27 de Setembro e até 9 de Outubro, entre os extremos NW e SW da Peninsula Ibérica (respetivamente Finisterra, em Espanha, e Sagres, em Portugal).

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), um dos parceiros da campanha, a par do Instituto Español de Oceanografia (IEO), este ano a área coberta é mais restrita.

A IBERAS tem como objetivo a investigação de pequenos peixes pelágicos, mais concretamente estimar, por métodos acústicos, a força do recrutamento de sardinha e de biqueirão e investigar as potenciais causas naturais para as flutuações interanuais das unidades populacionais (“stocks”) destas espécies.

As campanhas da série IBERAS/JUVESAR iniciaram-se no âmbito de projetos nacionais (por exemplo SARECOOP e SARDINHA2020) da Divisão de Modelação e Gestão dos Recursos da Pesca (DivRP) do IPMA e em 2022 a campanha foi integrada no Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), desenvolvido pela mesma divisão.

A campanha IBERAS faz parte dos Planos de Trabalho Nacionais de Portugal e Espanha do Quadro de Recolha de Dados da União Europeia, no âmbito da Política Comum de Pescas.

 

 



Comentários

pub