ALUT, a corrida mais extensa de Portugal, está de volta ao Algarve em Novembro

Este ano, o percurso volta a fazer-se no sentido inverso das primeiras edições, portanto, do Cabo de São Vicente para Alcoutim

ALUT – Foto: Susana Luzir

A quinta edição do Algarviana Ultra Trail (ALUT), que já tem lotação quase esgotada, vai percorrer a região algarvia de uma ponta a outra, de 24 a 27 de Novembro, numa organização da Algarve Trail Running.

A prova, considerada como «incontornável na história do ultra endurance nacional», inclui desafiantes 300 quilómetros que ligam o interior do Algarve, na sua maioria pela Via Algarviana.

Este ano, o percurso volta a fazer-se no sentido inverso das primeiras edições, portanto, do Cabo de São Vicente para Alcoutim. “Os atletas pediram e, como esta é uma prova de atletas para atletas, a organização do ALUT decidiu realizar o percurso dois anos para cada lado. Assim, é possível diversificar o desafio e temos dois recordes a bater”, explica a organização.

 

Foto: João Delgado

 

Este ano, o primeiro campeão, João Oliveira, volta a alinhar na partida, depois da ausência no ano passado, mas não vai sem concorrência. O francês Stevan Pavlovic promete fazer-lhe frente, como aconteceu na segunda edição.

De destacar a estreia do experiente Armando Teixeira neste desafio, que se testa na distância. E o melhor mesmo é não subestimar a francesa Claire Bannwarth, que, em Portugal, já foi a vencedora da geral da PT281.

“De notar que na primeira edição, o ALUT teve apenas uma mulher a participar. Em 2021, tivemos 12 e agora 9. São cada vez mais as aventureiras dos 300 km”, lembra a organização.

 

Foto: João Delgado

 

Inscritas estão também, para já, três equipas de quatro elementos, que vão experimentar uma forma diferente de viver o ALUT. Se fazer o percurso a solo é um desafio de gigante, fazê-lo em equipa acarreta o desafio acrescido da logística e da sincronia entre os diferentes elementos.

“Tem de estar sempre um atleta em prova e as trocas só podem ser realizadas nos locais definidos para tal. Por isso, o nosso sistema de monitorização em tempo real assume aqui um papel preponderante”, realça a organização.

É este sistema de acompanhamento dos atletas em direto que permite à organização manter a segurança, já que a prova não é marcada; e aos que estão a assistir ao evento saberem ao segundo onde estão os participantes. Assim, é mais fácil saber quando e em que local os atletas estão a passar.

“Numa prova desta dimensão, o apoio aos participantes é fundamental, para que se mantenham motivados. Apesar do empenho da organização e dos voluntários, ter pessoas a assistir e a incentivar é uma mais-valia para todos. Por isso, a organização do ALUT convida todos os que puderem a vir passar o fim-de-semana ao Algarve e a apoiar estes bravos”.

 

Foto: Vasco Cabós

 

A tarefa de apoiar, incentivar e animar os participantes do ALUT é facilitada pela organização, que disponibiliza, além do sistema de acompanhamento em direto, os locais de passagem dos atletas e os tempos estimados.

“Desta forma, os acompanhantes dos atletas, mas também quem vem apenas assistir ao evento, pode realizar um programa próprio por terras algarvias e estar sempre no sítio certo à hora certa”, remata a organização.

A Via Algarviana, cuja gestão e manutenção é da responsabilidade da Associação Almargem, é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente.

Os cerca de 300 quilómetros do itinerário da GR13, na sua maioria instalados na Serra Algarvia, atravessam nove concelhos do Algarve: Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo.

Com o objetivo de promover os territórios de baixa densidade e de ampliar a oferta turística da região, a Via Algarviana aproxima-se de locais de interesse natural e cultural, bem como de serviços de alojamento e restauração, dinamizando a economia local do interior algarvio. É possível contribuir para a manutenção da Via Algarviana através de donativo à sua entidade gestora. Poderá saber mais sobre esta e outras informações sobre a Via Algarviana clique aqui.

 

Foto: Vasco Cabós

 



Comentários

pub