200 atletas de 23 países rumam a Albufeira para o Campeonato do Mundo de Natação Adaptada

Entre 15 e 23 de Outubro

Albufeira vai receber perto de 200 atletas, de 23 países, para o Campeonato do Mundo de Natação Adaptada, que decorre nesta cidade entre os dias 15 e 23 de Outubro. 

O programa foi apresentado em conferência de imprensa na passada segunda-feira, 3, e vai trazer ao concelho mais de 400 pessoas, desde perto de 200 atletas a pessoal técnico, em representação de 23 países: Portugal, Argentina, Albânia, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, Espanha, Estónia, Eslováquia, Estados Unidos da América, Finlândia Grã-Bretanha, Irlanda, Iraque, Itália, Japão, Kuwait, México, Noruega, Nova Zelândia, Polónia e Roménia.

A comitiva portuguesa é composta por 10 nadadores, sendo que dois deles são albufeirenses, três treinadores e um fisioterapeuta.

«É com muito gosto que acolhemos em Albufeira a edição deste ano do Campeonato do Mundo de Natação Adaptada. Trata-se de um evento de grande dimensão internacional, que constitui mais um contributo para a valorização da nossa cidade ao nível do turismo desportivo», frisou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Os atletas competem de dia 17 a 22 de Outubro, depois da fase de treinos, nas Piscinas Municipais do concelho. Já as provas serão transmitidas via STREAMING na Natação TV.

Do programa consta, ainda, uma iniciativa de cariz social que dará aos atletas em competição e às respetivas comitivas a possibilidade de conhecerem o concelho de Albufeira.

 

 

«Albufeira dispõe de todas as condições para a criação de eventos desportivos desta grandeza devido à excelência das suas instalações e equipamentos»; sublinhou António Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN)

O presidente da FPN destacou ainda a importância deste evento de «referência internacional» e congratulou a autarquia, que, pela segunda vez, «acolhe a competição nas instalações das Piscinas Municipais».

Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e vereador do pelouro do Desporto e Juventude, assume que «estes eventos desportivos contribuem para a promoção de Albufeira como um polo desportivo de valor, não só devido aos equipamentos e instalações de qualidade, mas porque existe uma estratégia clara de valorização do desporto e da prática desportiva no concelho».

«De referir, também, que Albufeira irá candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2026 e, claramente, estes eventos de referência global são uma estratégia a longo prazo», informou o edil.

José Carlos Rolo encerrou a conferência de imprensa afirmando que «a prova será um grande sucesso” e destacando as competências dos atletas portugueses para a vitória.

Nesta conferência estiveram presentes dois atletas algarvios que já se destacaram em diversos campeonatos de natação adaptada, Filipe
Santos e José Vieira.

O momento contou ainda com a apresentação da mascote do Campeonato, o Sunny, um peluche risonho, em tons de azul.



Comentários

pub