100 empresas algarvias vão à Web Summit “à boleia” do Algarve Tech Hub

Objetivo desta presença é «abrir as portas ao mundo do novo destino digital que nasce no sul da Europa»

O Algarve Tech Hub (ATH) vai levar 100 empresas tecnológicas e digitais algarvias à Web Summit que vai decorrer de 1 a 4 de Novembro, em Lisboa. Este é um «passo decisivo na afirmação e posicionamento do Algarve no mapa internacional da vanguarda tecnológica». 

Segundo o Algarve Tech Hub, o objetivo desta presença é «abrir as portas ao mundo do novo destino digital que nasce no sul da Europa».

Esta presença na Web Summit, a principal conferência europeia de empreendedorismo, «representa a ambição de uma vontade regional que se tem vindo a afirmar nos últimos anos» e que surge do trabalho de quatro entidades: a Associação Algarve Evolution, a Universidade do Algarve (UAlg), a Associação de Turismo do Algarve (ATA) e a Região de Turismo do Algarve (RTA).

A ida a esta conferência também vem no seguimento daquele que é um dos grandes objetivos do Algarve Tech Hub: chegar aos quatro cantos do mundo, cativando os melhores talentos e investimentos da nova era digital para a região algarvia (startups, nómadas digitais, remote workers, empreendedores e estudantes).

Nesse sentido, já são várias as entidades representativas do setor público e privado que fazem parte da Algarve STP e que, conjuntamente com a Algarve Evolution e com a Universidade do Algarve, gerem o ecossistema tecnológico regional.

 

 

Nos últimos cinco anos têm-se concretizado várias etapas que conduziram à formalização do Algarve Tech Hub que, este ano, está no «ponto alto do seu crescimento».

Por exemplo: a multinacional britânica Deloitte e a Atos, empresa líder em transformação digital, já têm instalações em Faro, no polo tecnológico UAlg Tec Campus, em Faro.

Ainda recentemente o motor de busca de viagens momondo, colocou Portugal como o melhor «destino para viajar e trabalhar remotamente, à frente de países como a Espanha, Japão e Alemanha» e, no mesmo sentido, a agência de notícias norte-americana Bloomberg noticiou que o Algarve tem cidades como Lagos e Faro consideradas paraísos para os nómadas digitais, à frente de destinos como Barcelona.

E porquê?

«Porque o Algarve é o sítio onde, quem trabalha, também tem tempo para viver. Uma região segura, inclusiva, multicultural, acolhedora, com excelente clima e gastronomia, sem esquecer as boas ligações de internet de banda larga e a facilidade de ligações aéreas», conclui o Algarve Tech Hub.

De resto, esta ida à Web Summit surge também depois de, já este ano, ter acontecido a primeira edição do Algarve Tech Hub Summit que trouxe 1000 participantes de todo o mundo à região. A iniciativa regressará no próximo ano.

 



Comentários

pub