O executivo municipal de Odemira dinamizou uma Semana Aberta nas Freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Luís e São Salvador e Santa Maria, entre os dias 12 a 16 de setembro, com o objetivo de promover uma gestão autárquica do território mais próxima e participada.
A terceira Semana Aberta foi dedicada à faixa central do território, que concentra importantes respostas e equipamentos. A iniciativa incluiu reuniões temáticas com entidades parceiras do Município nas áreas da Educação, Social, Economia e Desporto, a visita a obras em curso e investimentos previstos, a realização de uma Reunião de Câmara descentralizada (na Sociedade Recreativa Sanluizense) e o atendimento descentralizado do executivo municipal.
Nas áreas da Intervenção Social e Educação, foram realizadas visitas e reuniões com a TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira, Casa do Povo de São Luís, Santa Casa da Misericórdia, Escola Profissional de Odemira e Agrupamento de Escolas de Odemira.
No Desporto, o programa contou com reuniões com o Clube Fluvial Odemirense, Juventude Clube Boavista, Sport Clube Odemirense e Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira.
Na área do Desenvolvimento Económico, a ACL – Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine recebeu o executivo para dar conta da sua dinâmica.
O setor turístico esteve em atenção com a realização de reuniões entre o Executivo Municipal, a presidente da Assembleia Municipal e a Associação Rota Vicentina, Casas Brancas e empresários do sector turístico, para analisar o regresso da atividade neste período de pós-pandemia, levantamento de necessidades e conhecer os projetos em desenvolvimento para tornar Odemira um território cada vez mais reconhecido pela sua oferta de qualidade.
O programa incluiu ainda uma reunião com as associações de caçadores das três freguesias, numa ação de auscultação que visa contribuir e reforçar a atividade cinegética do concelho.
Foram visitadas várias infraestruturas, como o Estádio Municipal da Boa Esperança, Pavilhão Multiusos, Zona Industrial e Viveiro Municipal em Boavista dos Pinheiros, a Estação de Transferência da AMBILITAL em Odemira, o Cais da Casa Branca, a obra da Extensão Local de Saúde, o espaço atual da EB1 e o Polidesportivo de São Luís.
Foi ainda visitada a ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais desta freguesia, com a presença da Administração da AgdA – Águas Públicas do Alentejo e um grupo de cidadãos da freguesia, para reforçar a necessidade de investimento numa nova infraestrutura e demonstrar o empenho do Município na sua concretização.
Também o Miradouro da Serra de São Domingos recebeu uma visita de campo, com a presença de representantes da empresa Navigator, com o objetivo de desenvolver uma estratégia conjunta que potencie a riqueza paisagística e diversidade de recursos do local.
O presidente da Câmara de Odemira (Hélder Guerreiro) foi acompanhado pelos vereadores e presidentes das Juntas de Freguesia de Boavista dos Pinheiros (Miguel Lourenço), São Luís (Manuel Campos) e São Salvador e Santa Maria (Mário Santa Bárbara).
Os dirigentes dos serviços municipais participaram num dos dias da iniciativa, que culminou com uma reunião de balanço da atividade autárquica entre o presidente da Câmara, os vereadores e os presidentes das Junta de Freguesias do concelho.
As Semanas Abertas nas Freguesias são uma iniciativa de democracia participativa, que decorre o programa de governação “Odemira 21_25” e que assume a participação cidadã como a base da gestão municipal e da intervenção do poder local no processo de desenvolvimento do concelho.
A próxima Semana Aberta será dinamizada entre os dias 21 e 26 de Novembro, nas Freguesias de Colos, São Martinho das Amoreiras, Relíquias e Vale de Santiago.
Comentários