AMAL promove visita de parceiros noruegueses ao Algarve para debater alterações climáticas

Ações decorreram nos dias 14 e 15 de Setembro

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) promoveu, nos dias 14 e 15 de Setembro, um workshop e uma visita a Lagos com os técnicos municipais e parceiros noruegueses do projeto AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change, com o intuito de partilhar conhecimentos na adaptação às alterações climáticas.

As iniciativas integram as vertentes de comunicação, sensibilização e intercâmbio do AwK, um projeto da AMAL através do qual estão a ser criadas as bases para implementar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC-AMAL), que pretende preparar a região do Algarve para as mudanças do clima.

O workshop “Shape: Sharing Adaptation Plan Experience”, além de mostrar a adaptação às alterações climáticas na Noruega, contou, segundo a AMAL, com a partilha de exemplos de boas práticas em duas empresas algarvias, a Infralobo (onde decorreu esta iniciativa), que apresentou a solução “Smart Resort by InfraLobo”, e a Infraquinta, que partilhou a utilização do seu Sistema de Rega Eficiente/Inteligente e utilização de águas residuais tratadas para rega.

Já a visita de estudo levou os participantes a Lagos com o objetivo de dar a conhecer os impactos das alterações climáticas e boas práticas de adaptação que estão a ser desenvolvidas naquele município, nomeadamente nos seus espaços verdes, na Ponta da Piedade e Meia Praia. O programa incluiu também uma visita à Barragem da Bravura.

Ainda no âmbito do projeto Adaptation with Knowledge, Climate Change, continua a decorrer a campanha “A Natureza não tira férias. Algarve, tempo de cuidar”, da responsabilidade da Região de Turismo do Algarve e está em construção o site www.algarveadapta.pt. Esta é uma ferramenta para dar a conhecer todas as vertentes deste processo, as razões que levaram à elaboração do PIAAC-AMAL, as ações que estão previstas, factos explicativos sobre a problemática das alterações climáticas, entre várias outras informações relacionadas com esta temática.

Além da campanha da RTA, que pretende sensibilizar para um turismo sustentável e para as consequências das alterações climáticas, será ainda lançada uma outra, destinada aos residentes da região e que estará a cargo da AMAL, do The Norwegian Association of Local and Regional Authorities e da RTA, parceiros deste projeto financiado pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente.

Em nota, a AMAL frisa que a Adaptation with Knowledge, Climate Change surge na sequência de uma candidatura apresentada ao *EEA Grants, na qualidade de entidade promotora do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas. «O concurso “Small Grants Scheme #3 – projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local – do programa Ambiente dos EEA Grants”, permitiu a apresentação de candidaturas para “operacionalização de estratégias e planos de adaptação às alterações climáticas à escala local”», diz a Comunidade.

No global, o projeto procura, segundo a AMAL, «melhorar a capacidade de resposta do Algarve às alterações climáticas, criando as bases para uma adequada implementação do PIAAC- AMAL, através da dotação de ferramentas, sensibilização e envolvimento de diferentes intervenientes no processo de adaptação, nomeadamente, da equipa da Comunidade Intermunicipal, que coordena a operacionalização a nível regional, do Conselho de Acompanhamento do PIAAC-AMAL, das equipas de técnicos municipais, responsáveis por traduzir, no terreno, medidas a nível local, e da população residente e flutuante».



Comentários

pub