Agosto no Algarve teve mais turistas do que no melhor ano de sempre

a taxa de ocupação quarto foi de 93,1%, acima da verificada em 2019 (92,9%)

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Algarve superou, em Agosto, os números de 2019, o melhor ano turístico de sempre, segundo dados da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve. Para Hélder Martins, a maneira como o setor «está a sair de dois anos de profunda crise é fantástica». 

Em Agosto deste ano, a taxa de ocupação/quarto foi de 93,1%, acima da verificada em 2019 (92,9%), ano que foi considerado como o melhor de sempre, a nível turístico.

Em declarações ao Sul Informação, o líder da AHETA mostrou-se satisfeito com estes resultados, mas confessou que, a «título pessoal, esperava ainda mais».

«A maneira como o setor está a sair de dois anos de profunda crise é fantástico. No que toca à taxa de ocupação, é muito bom, mas, na parte dos custos, nem tanto, porque, como sabemos, eles também aumentaram», considerou.

 

 

No mês passado, os mercados nacionais (+5,5 pontos percentuais – pp.) e o irlandês (+1,1pp) foram os que mais contribuíram para a subida da taxa de ocupação.

Ao inverso, os mercados espanhol (-1,4pp) e alemão (-1,0pp) foram os que apresentaram as maiores descidas.

Por zonas geográficas, as maiores subidas ocorreram nas zonas Lagos/Sagres (+3,2pp), Tavira (+1,8pp) e Carvoeiro/Armação de Pêra (+1,0pp).

Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma subida de 0,4pp relativamente a 2019. Também o volume de vendas aumentou 12,1 por cento face ao mesmo mês de 2019.

Apesar da recuperação verificada, Hélder Martins não acredita que a região acabe o ano com números, no cômputo geral, superiores a 2019.

«Estamos, mais uma vez, num contexto difícil, mas vamos continuar a trabalhar porque o turismo é um setor resiliente», concluiu o presidente da AHETA.

 

 



Comentários

pub