São Brás de Alportel volta a oferecer vales para compra de material escolar

A partir da próxima quarta-feira

Os alunos das escolas do concelho de São Brás de Alportel vão voltar a receber Vales +Educação de 25 euros  a partir da próxima quarta-feira, dia 17, para que possam comprar material escolar nas papelarias do concelho.

A Câmara são-brasense volta a promover a iniciativa Vale + Educação no ano letivo 2022/23, que vai beneficiar os alunos dos 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, residentes no concelho, «que frequentam as escolas do concelho ou que frequentam escolas de outros concelhos por ausência de oferta na Escola Secundária José Belchior Viegas».

Os encarregados de educação podem levantar o Vale + Educação no edifício sede da Câmara Municipal, junto do Gabinete de Apoio à Presidência, entre 17 de Agosto e 28 de Outubro, nos dias úteis, das 9h00 às 16h00, mediante apresentação do cartão do cidadão do encarregado de educação e do educando.

«Esta medida está integrada no âmbito do Plano Municipal de Apoio à Família, criado em 2015, e que se concretiza através de um conjunto de medidas, nomeadamente na área da educação, através do Vale + Educação e de um ciclo de sessões de formação para as famílias, mas também em matéria do estímulo à natalidade com o Vale + Natalidade, lançado em 2017 e ainda na área da Saúde, com a atribuição do Vale + Saúde que promove rastreios gratuitos de acuidade visual a crianças entre os quatro e os dez anos», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

Ao longo do tempo, a medida tem vindo a ser alargada. Em 2020, o apoio passou a ser dado aos alunos do ensino secundário e e passou a ser de 25 euros por aluno, quando antes era de 20 euros.

«O reforço na altura foi motivado pelas dificuldades resultantes do contexto pandémico e mantem-se, neste novo ano letivo, fruto da sensibilidade da autarquia para com a crise económica e social de escala mundial, ainda que com maior incidência nos países europeus, fruto do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e à qual o concelho não é imune», explicou a autarquia.

A par do auxílio às famílias, o Vale + Educação «pretende ainda dinamizar o comércio local, já que os vales são para utilização exclusiva para a aquisição de materiais escolares nas papelarias do concelho».

O Vale + Educação resulta de um acordo de colaboração firmado pelo Município de São Brás de Alportel, pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação daquele agrupamento.

 

 



Comentários

pub