Orçamento Participativo da União de Freguesias de Faro de 2022 já tem vencedores

As quatro propostas que chegaram à fase final foram aprovadas

A reabilitação do Arco do Repouso, um projeto de ação social na Culatra, a requalificação dos moinhos de água dos Hangares e a criação de uma rampa de acesso à Ria Formosa foram as quatro propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) da União das Freguesias de Faro de 2022.

A fase de votação deste processo de participação cidadã, com um orçamento de 60 mil euros, decorreu entre 22 de Julho e 28 de Agosto e contou com a participação de 506 fregueses. Todas as propostas que chegaram à fase final foram aprovadas.

A proposta mais votada, com 210 votos, foi a do “Projeto Social de apoio à comunidade carenciada da Culatra” (13.414 euros), «que visa a aquisição de quatro equipamentos de frio (2 de congelação e 2 de refrigeração), que permita realizar, de forma mais eficiente, o trabalho de ajuda alimentar à população carenciada», segundo a UFF.

«Esta aquisição permitirá receber, acondicionar e distribuir comida mais saudável e fresca, proveniente da parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome Do Algarve, à população da Ilha da Culatra», acrescenta.

Em seguida, com 140 votos ficou a proposta “Reabilitação do Arco do Repouso e espaço envolvente” (14.000 euros), que propõe uma verba para a reabilitação desta edificação, classificada como edificação notável.

«Dado o enorme valor histórico-cultural que apresenta e o seu grande interesse turístico e identitário, o Arco do Repouso e os espaços envolventes, assumem uma enorme importância no que diz respeito à imagem que a cidade e a freguesia projetam, justificando por isso um investimento significativo na sua reabilitação», enquadra a autarquia.

Em terceiro lugar, com 100 votos, ficou a proposta “Requalificação do Moinho de Água dos Hangares” (14.500), que «visa a recuperação de um símbolo histórico da ilha da Culatra e do núcleo dos Hangares, que teve a sua maior utilidade aquando da 1ª Grande Guerra Mundial».

A quarta proposta mais votada, com 54 votos, foi a “Construção de uma rampa de apoio para barcos” (15.000), «em localização a definir, que permita o acesso livre e público à Ria Formosa onde se possa colocar e retirar as embarcações de recreio da água».

 

 



Comentários

pub