Maior festival de folclore do Sul regressa a Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira

Folkfaro tem espetáculos diários no largo da Sé e programa descentralizado

Grupo Tierras Mexicanas (Cidade do México)

“Danças do Mundo pela Cultura da Paz” é o mote para uma semana intensa de música, dança e tradições no maior festival de folclore do Sul de Portugal, o Folkfaro, que decorre de 21 a 27 de Agosto.

O Folkfaro tem como centro a capital algarvia, mas muitas outras localidades algarvias – nos concelhos de Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira – irão conhecer diferentes coloridos e ritmos trazidos pelos grupos dos quatro cantos do mundo, que participarão no festival.

O FolkFaro é uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do Município de Faro e vai já para a sua 18ª edição. O festival realiza-se desde 2003, e apenas foi interrompido em 2020/2021 devido à pandemia. Músicas, danças, cantares e trajes de povos de diferentes irão mostrar a riqueza das tradições populares dos seus países.

A Gala de Abertura terá lugar no Teatro das Figuras, na noite de 21 de Agosto (domingo, às 21h30), marcaando o início do festival.

Esta Gala contará com a participação do grupo anfitrião e de cinco grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser comprados na bilheteira do Teatro, na BOL – Bilheteira online, ou ainda nas lojas FNAC.

 


Os grupos participantes nesta edição do Folkfaro foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças durante todo o festival dos seguintes países e grupos:
BÓSNIA-HERZEGOVINA – Čajavec Folk Dance Ensemble (Banja Luka)
BRASIL – Conjunto Folclórico Arte Nativa (Viamão)
MÉXICO – Tierras Mexicanas (Cidade do México)
PANAMÁ – Agrupación Panamá Folklore (Cidade do Panamá)
PORTUGAL – Grupo Folclórico de Faro (Anfitrião)
QUÉNIA – Tarumbeta Africa (Nairobi)Além destes grupos internacionais a tempo inteiro, haverá participações pontuais de mais três grupos internacionais no palco do Largo da Sé, num total de 10 presenças internacionais:

ARGENTINA – Ballet Folklórico Rumicani
INDONÉSIA – Group Krida Budaya
POLÓNIA – Folk Ensemble Maly Slask

Haverá também as participações especiais de:

Clube de Danças João de Deus & Associação S. Brás Bailando
Sandra Cristo (Hino do FolkFaro – “Unidos por um Laço”)

 

O anfitrião Grupo Folclórico de Faro

 

Espetáculos no Largo da Sé de Faro e programa descentralizado

Este ano, o Largo da Sé, sala de visitas da cidade de Faro, foi o local escolhido para acolher os espetáculos diários do FolkFaro, durante a semana de 22 a 27.

De segunda a sexta-feira, atuarão sucessivamente os diversos grupos. Em cada uma dessas noites atuarão dois grupos de países diferentes, dando-lhes assim a oportunidade de mostrar o seu espetáculo mais completo, culminando com o grande espetáculo de encerramento, no sábado, dia 27, com os cinco grupos participantes e o grupo anfitrião.

O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos em localidades e concelhos vizinhos, de Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira , num total de 12 localidades. Diversos grupos do FolkFaro participarão nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais.

É renovada também a parceria com o Festival de Danzas de Villablanca (província de Huelva – Faro), com a partilha de grupos internacionais entre os dois festivais.

As animações de rua, assim como os desfiles dos grupos na Baixa de Faro e as animações no Moto Clube de Faro e na “Tertúlia Algarvia”, irão trazer um ambiente de alegria e festa à cidade.

Os Programas Especiais para crianças, na Biblioteca, e para idosos, na ARPI, reforçam a componente social do festival.

Os Ateliers de Dança, na Escola EB 2,3 Santo António, irão permitir aos mais curiosos aprender e praticar um pouco das danças do mundo, através dos grupos que visitam Faro.

A Celebração Ecuménica na Igreja de S. Pedro, na manhã do último dia do Festival, com uma mensagem de paz e união entre os povos, constitui também motivo de interesse deste festival.

A Gala de Abertura e os espetáculos no Largo da Sé poderão ser vistos em qualquer parte do mundo, através da transmissão online assegurada pela Mais Algarve nas diversas plataformas e redes sociais.

A organização salienta ainda que «o voluntariado e a inserção do festival na comunidade são aspetos fundamentais do FolkFaro. Os voluntários asseguraram o bom funcionamento de diferentes áreas do festival: Comissão Organizadora, Alojamento, Cozinha e Refeitório, Transportes, Folk-Bar, Folk-Shop, Portaria, Secretariado, Apoio de Palco ou ainda acompanhando os Grupos como Guias».

Além do apoio principal da Câmara Municipal de Faro, outras entidades públicas, como a Direção de Cultura do Algarve, a Fundação Inatel, as Câmaras Municipais de Loulé e S. Brás de Alportel, as Juntas de freguesia do concelho de Faro, Teatro Municipal de Faro, Ayuntamento de Villablanca, e Fagar apoiam ou colaboram com a organização do evento.

O Folkfaro é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF®- Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.

 

 



Comentários

pub