José Carlos Rolo pede ao Governo «mais e melhores meios de socorro na área da Saúde»

Autarca de Albufeira encontrou-se com António Lacerda Sales

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, deslocou-se a Lisboa este mês para reivindicar «mais e melhores meios de socorro na área da Saúde» no concelho.

As preocupações do autarca quanto à emergência médica foram apresentadas a António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que se mostrou «sensível» às suas solicitações.

«O que solicitei ao secretário de Estado foi uma outra ambulância do INEM, bem como mais duas para os Bombeiros em regime de protocolo e uma outra com a Cruz Vermelha, sendo este reforço principalmente na época estival. E isso, seria o mínimo», refere o autarca.

José Carlos Rolo referiu ainda que Albufeira apresenta dificuldades no socorro pré-hospitalar ao longo de todo o ano, na medida em que é um concelho turístico, «o que significa que tem uma população flutuante muito superior àquelas que se encontra registadas nos Censos de 2021 (44 mil residentes)».

Assim, chegando aos meses de Julho e Agosto, o presidente frisa que população chega a atingir 500 mil pessoas, «o que se traduz numa sobrecarga para os reduzidos meios que Albufeira possui, ou seja, uma ambulância protocolada na delegação da Cruz Vermelha Albufeira-Silves, sediada em Ferreiras, e uma protocolada com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira».

Com esta Associação foi também protocolada, no passado mês de julho, a cedência de uma mota de salvamento, o que se traduz uma totalidade de meios bastante escassos.



Comentários

pub