Já se pode descer (e subir) a nova escadaria da Praia do Peneco

Vai formosa e segura, a nova escadaria, que é um dos ícones da cidade

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Uma escadaria à moda das promenades dos anos 20 do século passado, que alia à beleza a utilidade e a segurança. Esta é, em resumo, uma descrição da nova escadaria da Praia do Peneco, em Albufeira, que foi inaugurada no feriado municipal da cidade, no sábado, 20 de Agosto.

As obras de Preservação e Conservação de Escadaria e Arriba da Praia do Peneco, na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva, custaram cerca de 1,5 milhões de euros e recorreram a técnicas e materiais inovadores, tendo os trabalhos estado a cargo da empresa Teixeira Duarte.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, explicou que a opção da autarquia foi «fazer uma obra de fundo e não apenas uma reparação».

Na memória, já longínqua, ainda está a queda de um troço da antiga escadaria, no dia 24 de Agosto de 1989, que provocou a morte de um homem e ferimentos graves na sua namorada. Depois desse acidente mortal, que resultou sobretudo da infiltração de água na falésia de calcoarenito, proveniente da rotura da conduta de abastecimento de um bar construído sobre a arriba, foram, ao longo dos anos, feitas diversas obras de consolidação, mas o Município percebeu que era necessário uma «obra de fundo».

O presidente da Câmara a falar na cerimónia de inauguração – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Assim, em Março do ano passado, a empreitada foi adjudicada por cerca de 945 mil euros à Teixeira Duarte. Mas, como recordou José Carlos Rolo, «depois da desmatação, ficaram à vista fissuras nas falésias, o que indiciava grande perigosidade».

Foram então adjudicados trabalhos complementares de consolidação, no valor de 400 mil euros, e, mais tarde, também a construção de muros de contenção (108 mil euros). Juntando a isso o valor inicial do projeto, a intervenção acabou por custar um pouco mais de milhão e meio de euros, 400 mil dos quais financiados por fundos comunitários do programa Portugal 2020.

No final da tarde de sábado, mal foi inaugurada, a nova escadaria começou logo a ser utilizada por muitos turistas que deixavam a praia. Ali ao lado, fica o elevador da Praia do Peneco, mas, como disse um banhista ao Sul Informação, «pelo menos à tarde, quando as escadas estão à sombra, prefiro subir por aqui. Aproveito e faço exercício».

Como salientou José Carlos Rolo, trata-se de uma obra «emblemática, de fácil acessibilidade para quem a utiliza, quer de residentes, quer de visitantes». Aliás, depois de mais de um ano a aturar as obras, os residentes foram convidados para a inauguração e muitos lá estiveram.

A escadaria, com degraus largos e confortáveis e mais patamares de descanso, com bancos e espaço para contemplação, além da sua utilidade imediata como via de acesso de e para a praia, poderá vir a ser palco de iniciativas várias, nomeadamente desfiles de moda e exposições, como confidenciou ao nosso jornal Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara de Albufeira.

À noite, com a iluminação decorativa ligada, a nova escadaria da Praia do Peneco voltou a assumir o seu papel de«um dos locais mais icónicos da cidade de Albufeira».

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub