Cotrim Figueiredo reúne-se com a administração do CHUA

Esta sexta-feira, 12 de Agosto

João Cotrim Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal, vai reunir-se com a presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) esta sexta-feira, 12 de Agosto, às 10h30.

Em nota enviada às redações, o partido frisa que o Algarve é a segunda pior região do país (apenas o Alentejo está pior neste indicador) em termos de capacidade instalada, apresentando um rácio de 384 habitantes por cama hospitalar, segundo dados da Pordata.

«Tanto o Hospital de Portimão como o Hospital de Faro não têm assegurado integralmente os serviços de urgência de pediatria e obstetrícia ao longo de 2022. Uma das maiores dificuldades no sector da saúde no Algarve é a dificuldade de contração de profissionais. Desde o início do ano saíram da urgência do Hospital de Portimão dez enfermeiros. Além disso, é fulcral que seja esclarecido em que estado se encontra o projeto do Hospital Central do Algarve e qual a previsão temporal para a construção desta infraestrutura. E exige-se também que fique claro se a construção do Hospital Central do Algarve pressupõe a desactivação do Hospital de Portimão», refere a IL.

Em nota, os liberais realçam ainda que têm sido críticos das políticas do Governo, com o objetivo de «obrigar a ministra Marta Temido e os restantes partidos a procurarem soluções para os problemas mais urgentes do país».

A nível local, a Iniciativa Liberal comunicou a sua preocupação pelos constrangimentos que têm sido públicos no Hospital de Faro e no Hospital de Portimão, assim como também reuniu, em dezembro de 2021, com o conselho de administração do CHUA para «compreender e perceber quais os problemas existentes na gestão e contratação de profissionais de saúde».

Esta reunião faz parte da rentrée liberal e, no final do dia, João Cotrim Figueiredo partirá para a festa A’gosto da Liberdade, onde, por volta das 21h00, fará o discurso que marcará a reabertura do ano político.

A partir das 18h30, na Praia da Rocha em Portimão, junto à Fortaleza de Santa Catarina, o evento contará com animação musical e gastronomia portuguesa.



Comentários

pub