Algarvia Yolanda Hopkins renova título de campeã em Newquay

Atleta renovou o título conquistado em Newquay em 2019

Yolanda Hopkins sagrou-se campeã do Boardmasters, evento QS1000 do circuito QS europeu 2022/23, que se disputou em Newquay, Fistral Beach, no Reino Unido, esta sexta-feira, 12 de Agosto.

A atleta algarvia renovou, assim, o título conquistado em Newquay em 2019, naquela que tinha sido a última edição deste evento de surf europeu, que não se disputou nos últimos dois anos devido à pandemia.

«Após ter conseguido superar três baterias na véspera, sempre com triunfos e scores altos, a surfista algarvia conseguiu uma vaga que se disputou na tarde desta sexta-feira», refere a Associação Nacional de Surfista em nota.

Depois do recital da véspera, desta vez Yolanda somou somente 11,40 pontos. Ainda assim, estes pontos foram os necessários para garantir um triunfo frente ao trio de espanholas – Janire Gonzalez Etxabarri foi 2.ª classificada, Laura Coviella 3.ª e Ariane Ochoa 4.ª.

«Estou super feliz por ter vencido aqui, em Newquay, novamente. Ontem foi um dia duro. Nem sequer tinha as minhas pranchas e tive de surfar com pranchas emprestadas. No entanto, senti o apoio de todos e as ondas estavam muito divertidas. Viveu-se um clima muito positivo aqui e adorei tudo», frisou Yolanda Hopkins.

Portugal esteve ainda representado na prova feminina por Kika Veselko, que terminou no 5.º posto, e Gabriela Dinis, que foi 17.ª.

Com este triunfo, Yolanda Hopkins garantiu a subida à liderança do ranking europeu, após a realização de duas etapas. Yolanda assumiu o posto que era de Teresa Bonvalot, vencedora da etapa inaugural do circuito, em Pantín, e campeã europeia em título, que não marcou presença na prova da Cornualha.

De acordo com a Associação Nacional de Surfistas, a qualificação europeia para as Challenger Series 2023, que dão acesso à elite do surf mundial, prossegue já na próxima semana, em Lacanau, França.

Na semana seguinte as ondas francesas voltam a receber os melhores surfistas europeus, desta vez, com um QS3000 em Anglet. O quinto evento do ano acontecerá apenas em Outubro, nos Açores, sendo que todas as outras etapas deverão acontecer na primeira metade de 2023.



Comentários

pub