“Ainda a Liberdade” da Ucrânia é tema de mostra no Museu do Traje

Exposição é composta por fotografias, textos, objetos e sons que remetem para «a interminável luta deste povo pela sua liberdade e autodeterminação»

Mostrar a solidariedade para com o povo ucraniano através da criatividade é o objetivo da exposição “Ainda a Liberdade”, que vai estar patente no Museu do Traje de São Brás de Alportel até ao final de Dezembro.

A mostra resulta de uma iniciativa da comunidade ucraniana do Algarve, «participada ativamente por todos quantos se sentem solidários com o povo ucraniano», e é composta por fotografias, textos, objetos e sons que remetem para «a interminável luta deste povo pela sua liberdade e autodeterminação».

Segundo o Museu do Traje, as metodologias usadas nesta exposição «ainda estão em fase experimental».

«O processo criativo inicia-se sem condições prévias, num espaço vazio à espera de ser povoado. Os objetos são em geral de uso quotidiano podendo a qualquer momento serem requisitados pelos seus donos e devolvidos à procedência. O envolvimento das pessoas encarrega-se da sua substituição resultando quase sempre numa depuração das mensagens expositivas precedentes», descreve.

«Desta experiência resulta um movimento expositivo contínuo, permanentemente incompleto, alimentado pela realidade que nos atinge diariamente. Nesta linha de pensamento não fará sentido festejar a “abertura” da exposição mas valerá a pena valorizar a sua conclusão, o seu encerramento, a sua desmontagem/destruição. Idealmente esse momento de catarse deveria ocorrer em simultâneo com a conclusão do pesadelo ucraniano», concluiu o museu.

Sérgio Morais (fotografia), Soffia Smetanko (design), Oleh Kraichyi, Yurii Stakhurskyi e Aline Gallash-Hall de Beuvink (textos), Ângelo Gonçalves (instalação), Grupo Jasmim e Oksana Bilusyak (sonoridades), Veniamin Kovalchuk e Olga Vintoniak (organização comunitária e indumentárias) são os participantes na mostra.

 



Comentários

pub