Vem aí o 9.º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital

De 11 a 15 de Julho

O 9.º Retiro Doutoral do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD), oferecido pela Universidade do Algarve e pela Universidade Aberta, realiza-se de 11 e 15 de Julho, no Convento do Espírito Santo, em Loulé, tendo como mote os elementos terra, água e espírito, em consonância com as atividades que têm sido desenvolvidas durante este ano pelo setor cultural do município. 

Após dois anos de interregno, as atividades presenciais do Retiro Doutoral do DMAD são retomadas com uma programação que conta com a participação de artistas, professores e investigadores.

A sessão de abertura será dada pelo artista português Miguel Carvalhais e a de encerramento pelo artista e investigador dinamarquês Tony Brooks.

Entre 11 e 15 deste mês, os professores da Universidade do Algarve e da Universidade Aberta ministram masterclasses e workshops no Convento do Espírito Santo.

Na terça-feira, dia 12 de julho, será realizada a apresentação pública dos projetos de Arte Computacional na exposição “[IN]TANGIBILIDADES DIGITAIS”, com curadoria colaborativa dos estudantes da unidade curricular “Curadoria e Intervenção Artística Digital”, sob a coordenação de Pedro Alves da Veiga, professor e subdiretor do DMAD.

Na quarta-feira, 13, haverá uma tertúlia sobre arte e tecnologia com a Mirian Tavares, docente e coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), na Casa do Meio Dia, Livraria Sul, Sol e Sal.

Na quinta-feira, 14, haverá uma roda de conversa sobre a exposição “Permaneço numa paisagem do infinito”, que se encontra patente na Galeria de Arte Municipal, com os artistas algarvios Vasco Célio, Bertílio Martins e os curadores Miguel Cheta e Mirian Tavares, com mediação de Dália Paulo.

Por fim, nos dias 14 e 15 de Julho decorrem as provas de avaliação da capacidade de investigação e de avaliação de resultados intermédios, em que os doutorandos têm a oportunidade de apresentar à comunidade académica o desenvolvimento de seus projetos de investigação e discutirem os resultados com avaliadores internos e externos.

O evento é aberto ao público e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, do Museu Zer0 e da Casa do Meio Dia.

 



Comentários

pub