Loulé recebe visita do Presidente da República de Cabo Verde

Comunidade cabo-verdiana deste concelho é uma das mais numerosas de Portugal

José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde, vai visitar a cidade de Loulé no próximo sábado, 30 de julho, no âmbito da sua primeira visita de Estado a Portugal.

Tendo a diáspora como um dos propósitos da sua agenda, o Chefe de Estado virá a Loulé para contactar com a comunidade cabo-verdiana deste concelho, uma das mais numerosas de Portugal.

Às 15h00, José Maria Neves é recebido pelo autarca Vítor Aleixo para uma sessão de cumprimentos, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. ÀS 15h20, a comitiva visita os Banhos Islâmicos de Loulé, espaço museológico inaugurado recentemente.

A passagem pela cidade terá como ponto alto o encontro com a comunidade cabo-verdiana de Loulé, no Centro Paroquial, pelas 16h00.

Na comitiva que acompanha José Maria Neves, seguem a Primeira-dama Débora Carvalho, o ,inistro das Comunidades Jorge Santos, o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, e ainda Herménio Fernandes,, presidente da Associação dos Municípios de Cabo Verde, entre outros elementos.

A Câmara Municipal louletana realça que «os fortes laços que unem Loulé a Cabo Verde remontam a mais de meio século, com a fixação dos primeiros cabo-verdianos, trabalhadores e operários, neste concelho. A geminação em 1999 com o município da Boa Vista veio reforçar ainda mais essa amizade entre os dois povos».

Um dos grandes nomes da música portuguesa atual, Dino D’Santiago, nasceu em Quarteira, filho de pais naturais de Cabo Verde, país com o qual o artista mantém estreitos laços.

 



Comentários

pub